Inflação de captura
Tese: Inflação de captura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelaaccorsi • 11/9/2014 • Tese • 413 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
1- Conceitue Inflação
R: A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
2- Quais são as distorções provocadas por altas taxas de inflação?
R: A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, devido à redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais e reajustes (dissídios coletivos). Também deve ser destacado o efeito que altas taxas de inflação provocam sobre investimentos e, consequentemente, no crescimento econômico. Pode ocorrer ainda que, na tentativa de recuperar o saldo comercial, as autoridades lancem mão de desvalorizações cambiais, as quais, tornando a moeda nacional mais barata relativamente à moeda estrangeira, podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, ao mesmo tempo em que se desestimulam as importações. Entretanto, as importações essenciais, das quais o país não pode prescindir (como petróleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional), tornar-se-ão inevitavelmente mais caras, pressionando para cima os custos de produção. Fecha-se um verdadeiro ciclo vicioso, com nova elevação de preços provocada pelo repasse do aumento dos custos aos preços dos produtos finais.
3- Defina inflação de demanda, de custos e inercial
Inflação de demanda é a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada
A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso ocorre uma retração do produto, deslocando a curva da oferta e do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado.
Inflação Inercial refere-se à ideia de memória inflacionária, onde o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura. A inflação se mantém no mesmo patamar sem aceleração inflacionária e é decorrente de mecanismos de indexação. Estes mecanismos podem ser formais e informais.
4- Quais são as principais causas da inflação, de acordo com a corrente estruturalista?
R: Os estruturalistas supõem que as causas da inflação de localizam no comportamento do setor privado (oligopólios, latifúndios) e não do setor público. A formação ideológica desses economistas, com grande influência socialista e marxista, tornou-se ferrenhos defensores de uma economia mais centralizada, baseada em planejamento e grande participação do Estado.
5- O que vem a ser imposto inflacionário?
R: Transferência de renda do contribuinte para o governo, devido à inflação.
6- Explique e demonstre graficamente a curva de Philips
R: A curva de Phillips representa uma relação de trade off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo.
...