Instrumentos de política econômica
Resenha: Instrumentos de política econômica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariajosesantos • 26/5/2014 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Olá! Veja, um país com a renda melhor distribuida, significa (em tese) que o governo deverá investir menos em programas sociais restando-lhe investir em setores produtivos e em tecnologia, o que aquecerá a produção de bens e serviços, gerando empregos e renda às famílias, que por sua vez, consumirá os bens e serviços disponíveis.
Entende o ciclo? E entende,também, porque a mobilização do atual governo para uma possível redução da pobreza? Essa é a lógica em que estão calcados. Os resultados reais serão vistos daqui a alguns anos e os governos, da época, falarão que é mérito deles próprios.
No caso do milagre econômico, tivemos a situação inversa ao pensamento atual, pois eles achavam que investindo, primeiro, nos setores de produção a economia aqueceria e depois a riqueza gerada seria distribuida (teoria do bolo), só que esqueceram que no sistema capitalista a meta é o lucro e não o crescimento e a distribuição de renda, tal que, os maiores beneficiados pelo Milagre foram a classe média e a alta (principalmente).
Resuma os instrumentos de política econômica.
Política Fiscal: refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos (política tributária) e controlar suas despesas (política de gastos).
Política Monetária: refere-se a atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia.
Políticas Cambial e Comercial: atuam sobre variáveis do setor externo da economia. Sendo a Cambial de atuação do governo sobre a taxa de câmbio e a Comercial como uma política de estímulos fiscais e creditícios às exportações e ao controle das importações.
Política de Rendas: refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), com o controle do congelamento de preços.
...