Inteligencia de Marketing Social
Por: Diego Stehling • 15/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 321 Visualizações
2 mODELO DE ROTEIRO DE PLANO ESTRATÉGICO DE CAMPANHA
- INTELIGÊNCIA
Planejamento Bastadotar:
Com base na reunião de briefing e nas informações coletadas durante a reunião com a Bastadotar, conseguimos entender as principais necessidades da ONG para produzir uma campanha que visa sanar as principais carências da organização.
A ONG Bastadotar é uma organização sem sede, sustentada principalmente pela iniciativa dos próprios membros e voluntários. Seus maiores problemas são relacionados à acomodação dos animais, custos demandados para manter os mesmos e estrutura física. Além disso, foi muito comentada a questão da educação das pessoas sobre animais encontrados na rua.
Considerando que ONG trata de animais resgatados, geralmente em condições precárias de saúde, será necessário, para melhorar este quadro, uma campanha para atrair voluntariado, além dos recursos financeiros. Com a ajuda dos voluntários devidamente capacitados, será possível para a Bastadotar, continuar com as suas atividades por um período de tempo.
Para que este quadro de necessidade não se repita, sugerimos a criação do cadastro de reservas de voluntários, em um banco de dados autogerido, para que sempre haja um profissional em situações de urgência e para os cuidados periódicos dos animais. Também sugerimos o apoio de uma instituição ou empresa, por um prazo estabelecido, que pode contribuir para a melhoria deste quadro financeiro no qual a ONG se encontra.
A campanha:
Devido a falta de verba para o investimento em campanhas publicitárias, o planejamento da mesma foi pensada para reduzir ao máximo os gastos com publicidade, por isso optamos por uma campanha quase 100% online.
Estratégia de Campanha Online e Mídia
- Facebook: Será criada uma linha editorial e uma nova identidade visual, para ser usada nas redes sociais da ONG. A linha editorial visa manter a página sempre atualizada, com conteúdo relevante e atrativo para os usuários. Essa linha editorial será criada para suprir as principais necessidades identificadas no briefing;
- Instagram: O Instagram será usado para criar um engajamento sentimental do usuário com a ONG e levar os usuários a procurarem pela mesma;
- Campanha de financiamento coletivo: Pretende-se criar uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos para a ONG;
- Vídeo institucional: será criado um vídeo institucional falando sobre a ONG e incentivando as pessoas a ajudarem a mesma. Esse vídeo será veiculado nas redes sociais e no YouTube.
Estratégia de Campanha off-line:
- Participação no programa Balanço Geral da 98FM: As organizadoras da ONG participarão do programa como convidadas, para discutir a adoção de gatos e falar das necessidades da ONG.
INTELIGÊNCIA
2.1.1AMBIENTE INTERNO
Aspectos Organizacionais:
- Possui 1 pessoa que atua como presidente e em media mais 6 voluntários fixos, que não têm funções bem definidas na organização;
- A falta de estrutura e organização da ONG faz com que os voluntários se percam em seu trabalho;
- A falta de um controle financeiro realizado pela ONG torna ainda mais difícil o trabalho.
Aspectos de pessoal:
- A maioria dos voluntários não permanece por muito tempo na ONG e parte dos que permanecem não contribui para a organização como deveria.
Aspectos de marketing:
- Não existe uma pessoa responsável pelo Setor de Marketing da ONG;
- O único canal de comunicação entre a ONG e o publico é via facebook, mas não existe alguém responsável inteiramente por isso;
- A ONG peca em sua comunicação visual e identidade, assim como na divulgação de casos, animais e interação com o publico.
Aspectos financeiros:
- A ONG não tem um controle total de seus gastos, ou seja, não sabe ao certo o quanto gasta por mês;
- A ONG não possui um setor financeiro;
- Precisam de apoiadores, porque os voluntários não são capazes de manter todos os animais.
2.1.2Microambiente
Por se tratar de uma organização sem fins lucrativos, a Bastadotar não possui concorrentes, uma vez que as ONGs semelhantes a ela têm um objetivo comum e muitas vezes atuam como parceiras para alcançar tal objetivo.
Os fornecedores da ONG são variados: casas de ração, supermercados, farmácias e pet-shops.
Pelo alto custo de manutenção, hoje a ONG possui dívidas em aberto com alguns fornecedores.
A distribuição dos animais é feita, na maioria das vezes, sem intermediários, uma vez que a ONG é adepta de adoções responsáveis, nas quais ocorre um período de avaliação do adotante.
Este público de adotantes é sobremodo variado, tanto em idade, gênero, quanto classe social. Tornando o público-alvo da ONG, toda e qualquer pessoa que goste de animais e queira adotar ou doar.
Macroambiente
Todas as ONGs que acolhem animais tem responsabilidades perante a sociedade e autoridades. Os animais que estão em estado de rejeição e maus tratos precisam de apoio e cuidados. Para isso a ONG precisa esta preparada para receber e dar os devidos cuidados.
O que afeta a ONG diretamente ou indiretamente:
Direitos dos Animais
- Leis que regem responsabilidade da ONG
- Leis de Maus tratos aos animais
- Falta de estrutura física para receber os animais
- Falta de colaboradores dispostos a dá devidos cuidados aos animais
- Acompanhar o cuidado que os animais estão recebendo na casa de colaboradores.
DECRETO LEI n° 24.645 de 1934 – Estabelece medidas de Proteção aos Animais
LEI nº 9.605 de 1998 – LEI FEDERAL DE CRIMES AMBIENTAIS
Aspectos econômicos: A ONG depende de ajuda física e financeira de colaboradores como O Apoio da Clínica Cães e Amigos, que auxiliam nos cuidados dos animais.
Alguns colaboradores ajudam comprando remédios, acolhendo os animais em suas próprias casas, ou mesmo comprando remédios e vacinas que são obrigatórios para a saúde dos animais.
...