Introdução Ao Comportamento Do Consumidor
Ensaios: Introdução Ao Comportamento Do Consumidor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natalia2711 • 10/10/2014 • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 413 Visualizações
Introdução
Os consumidores são muitos, têm hábitos e gostos de compra variados e variam em suas necessidades, crenças, desejos e preferências.
Por esse motivo, não se pode tratar todos da mesma forma, assim como não se pode tratar todos de forma exclusiva. No entanto, o que se pode fazer é tentar reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes e tratá-los como se fossem iguais.
Afinal, as diferenças devem ser consideradas no processo decisório das empresas, e essa é a relevância da segmentação de mercado como instrumento estratégico potencial.
Análise de dois possíveis mercados
MERCADO TURÍSTICO: A análise do mercado turístico não deve se basear apenas na oferta existente e na demanda por estes produtos, mas também devem ser consideradas todas as forças que influenciam no desempenho e na competitividade dos atores envolvidos, como: a rivalidade existente no setor, a ameaça de novos concorrentes e de produtos substitutos, o aumento do poder de barganha dos compradores.
O fluxo de pessoas em busca de novidades, vivências, experiências e conhecimentos vêm crescendo e incentivando o desenvolvimento do turismo em diversas regiões. As pessoas não conseguem produzir tudo que querem consumir e no mercado turístico esta relação não é diferente. Cada região apresenta particularidades, criando produtos que não são encontrados em outros lugares, e sempre existem pessoas, em diferentes regiões, interessadas nestes produtos.
Pode-se citar a experiência de vivenciar praias de águas mornas e areias brancas. Estas não poderão ser encontradas em Minas Gerais, mas os moradores daquela região demandam por esta experiência. Então, eles buscarão esta oferta em outros mercados que podem atender seus desejos, seja no Nordeste do Brasil ou nas praias do Caribe.
A heterogeneidade das pessoas que compõem a demanda é um dos principais fatores que movimentam o mercado turístico, e sempre abre portas para novas oportunidades de negócios. Isso acontece porque cada pessoa tem demandas próprias, diferentes das demandas de seus amigos. Demandas essas que estão sempre se atualizando e sendo modificadas, em virtude da diversidade de ofertas de produtos turísticos e de novas experiências que são vivenciadas pelos visitantes.
O mercado é composto de ofertas diversas que disputam os turistas e que concorrem entre si para aumentar a visitação em suas regiões. Analisar a relação dos produtos turísticos com o mercado no qual ele está inserido é etapa primordial para um melhor posicionamento.
MERCADO FAST-FOOD: O mercado de fast-food vem dando muito lucro e retorno aos seus investidores há algumas décadas. Fatores como a padronização do atendimento, dos preços e dos cardápios, combinam adequadamente com o estilo de vida que cresce exageradamente no século XXI. Em uma visão geral, podemos afirmar que as grandes franquias se mantêm firmes no mercado e que são poucos os casos de fracassos nesse segmento.
No Brasil, a liderança do segmento pertence ao McDonalt’s (líder mundial), mas mesmo assim, alguns players brasileiros já bem consolidados, já conquistaram sucesso no mercado internacional, como é o caso do Bob’s, do Habib’s e do Giraffas.
O sucesso da rede americana em contraste com o crescimento dos centros urbanos ocasionou a abertura de portas para vários investidores internacionais e nacionais.
Atualmente, instalaram-se dezenas de redes que prosperaram em áreas movimentadas e dentro de shoppings centers Brasil a fora. Hoje, o setor está mais competitivo do que nunca, com muitas marcas que atendem esse nicho de mercado lutando por espaço com as redes tradicionais.
A ascensão impressionante nos últimos anos do Subway e a entrada vigorosa do Burguer King no mercado nacional, também contribuiu para aquecer o setor que se encontra em fase de expansão.
Descrição da forma com que os produtos são posicionados para atender a esses segmentos
MERCADO TURÍSTICO:
Demográfico - Os tipos de clientes potenciais do mercado turístico são principalmente pessoas de todas as faixas etárias com condições financeiras de investir em lazer, entretenimento e diversão, e, portanto, mais exigentes. Por esse motivo, os destinos turísticos são definidos com planos de inteligência mercadológica, com estratégias definidas de posicionamento nos mercados nacional e internacional. A qualificação de serviços turísticos, assim como de todas as pessoas envolvidas nesse processo é vista como um ponto fundamental. As regiões turísticas investem em quesitos como: infra-estrutura e sinalização turística adequada e de qualidade para receber e acolher todos os turistas, inclusive as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A concorrência é acirrada no que se diz respeito a promoções e oferecimento de produtos turísticos de excelência, nos principais mercados emissores do Brasil e do Mundo.
Estilo de vida - Em virtude do perfil do público-alvo, que prefere acesso tecnológico no momento de escolha e contratação, facilidade e praticidade, o principal canal de distribuição depois do presencial, é o on-line.
Os produtos turísticos tornaram-se mais competitivos e adequados para receber, com qualidade, turistas nacionais e internacionais. Existe aumento da permanência e gasto médio do turista, assim como dos postos de trabalho e melhor distribuição de renda.
Os destinos mais procurados são aqueles consolidados, nacional e internacionalmente, como destino competitivo, moderno, diverso e de excelência em turismo.
MERCADO FAST-FOOD:
Demográfico: Os tipos de clientes potenciais dos restaurantes fast-food são principalmente universitários e jovens adultos de até trinta e cinco anos, pessoas com um bom nível social e cultural. As ações de marketing voltadas para esse público são vinculadas no rádio e na internet. A localização dessa modalidade de restaurante também justifica esse fato, já que geralmente são instalados em bairros mistos, com várias residências, em sua maioria de classe média, escritórios, consultórios médicos, agências
...