Investimento
Tese: Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dar123 • 10/10/2013 • Tese • 952 Palavras (4 Páginas) • 508 Visualizações
INVESTIMENTO
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos), com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado, compensando inclusivamente a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas, como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.
Num sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.
Perfil do Investidor e Modalidades de Investimento
O primeiro passo para se investir, é analisar o seu perfil de investidor:
Conservador: Aconselhável investir o dinheiro na poupança ou em títulos do Tesouro Nacional, pois neste caso a preocupação é com a segurança do investimento, correndo menos risco de perdas, porém os ganhos são menores.
Moderado: Aconselhável investir em Fundos de Renda Fixa atrelados aos títulos do tesouro nacional e deixar um pouco na poupança, pois a preocupação deste perfil é equilibrar segurança com riscos. Investimentos moderados proporcionam riscos e ganhos moderados.
Moderado - Agressivo: Aconselhável investir em Fundos de Renda Fixa e depois, com um certo conhecimento, iniciar aplicações na bolsa de valores. Nesta modalidade, os riscos começam a ser maiores, porém os ganhos sobem na mesma proporção.
Agressivo: Este estilo não ficará a vontade em esperar mais de um ano, e tem por natureza a adrenalina ao risco, portanto é aconselhável que se aplique somente em ações, porém deve-se fazer um curso antes para analisar gráficos e índices financeiros, além de se disciplinar na arte de se informar sobre o mercado como um todo e sobre as ações de interesse.
Tipos de Investimentos
Todo investidor busca a otimização de três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção ou segurança. Ao avaliar determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.
Todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crédito). A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variação de desempenho do ativo financeiro utilizado como referência do investimento.
Considerando os três aspectos retorno, prazo e proteção, podemos classificar os investimentos em duas categorias principais: investimento em renda fixa e investimento em renda variável.
Investimentos em Renda Fixa
Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda fixa, quando se conhece previamente a sua taxa de rentabilidade e o seu prazo de resgate. Nos investimentos em renda fixa, a taxa de remuneração, ou a sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação.
Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você estará emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de certo período, receber o valor aplicado (denominado principal), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.
As condições do investimento - tais como cláusulas de recompra, prazos, formas de remuneração
...