TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos De Empresa

Exames: Jogos De Empresa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  2.401 Visualizações

Página 1 de 8

PERGUNTAS E RESPOSTAS – JOGOS DE EMPRESAS

Orientação aos Professores

PREZADOS SENHORES:

A EQUIPE de Alunos 03 APRESENTA OS SEGUINTES PROBLEMAS:

1) estamos efetuando a jogada 4 (período 4) e no entanto toda a jogada 3 (do período anterior) está gravado no período 4. O que aconteceu?

A equipe informa ainda que este mesmo problema aconteceu com o período 3 (onde o período 2 estava gravado no período 3 também).

Resposta da A3

Esta é uma característica inerente ao jogo.

Em uma empresa real, até que os respectivos departamentos responsáveis optem por alteração em suas estratégias de administração de suas atividades, o último conjunto de diretrizes definidas e divulgadas pela organização continuam sendo válidas.

O sistema visa retratar esta realidade ao repetir para o período seguinte as “diretrizes” (conjunto de decisões gravadas) definidas pela empresa na última jogada processada, até que os alunos (gestores) façam acesso e alterem os dados conforme desejarem, definindo então a partir deste momento, uma “nova diretriz” para a determinada área de atuação.

Este aspecto é tratado no TREINAMENTO CONCEITUAL disponível no ambiente Anhanguera para os professores, onde é feita ênfase no fato de que o Simulador Industrial deve ser encarado como uma oportunidade de vivenciar o mercado real e não simplesmente um jogo.

2) a empresa informa ainda que - de acordo com a anotações - eles deveriam ter 500 funcionários, no entanto o relatório aponta para 576.

Resposta da A3

Todas as empresas iniciam o jogo com um total de 500 funcionários, sendo 470 operacionais + 20 administrativos + 10 vendedores (MANUAL DO PROFESSOR/ALUNO, item 4-ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, pág. 15).

A empresa não pode admitir e nem demitir funcionários administrativos e vendedores, só sendo possível alteração no quadro de funcionários operacionais (MANUAL DO PROFESSOR/ALUNO, itens 4-ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS e 4.6-DEMISSÃO , págs. 15 e 16).

A empresa solicitou contratação de 80 funcionários operacionais no Período 3, sendo que só foram efetivadas as contratações de 76 deles porque o professor definiu a DISPONIBILIDADE DE MÃO DE OBRA (parâmetro de configuração) como MÉDIA (MANUAL DO PROFESSOR/ALUNO, 4.5-CONTRATAÇÃO, pág.16).

Como não admitiu e nem demitiu funcionários nos demais períodos, logo, o total de funcionários da referida empresa ao final do Período 4 está em conformidade com o apontado pelo sistema (576 funcionários).

Toda a conjuntura macroeconômica é definida pelo professor através da opção PARÂMETROS PARA O PERÍODO.

Estes parâmetros devem refletir as informações presentes no jornal selecionado para o respectivo período, entre elas se existirá ou não facilidade para contratação de mão-de-obra.

A DISPONIBILIDADE DE MÃO-DE-OBRA é apresentada em 3 níveis:

• ALTA: Empresa contrata todos os funcionários que solicitar.

• MÉDIA: Empresa contrata 95% dos funcionários que solicitar.

• BAIXA: Empresa contrata 70% dos funcionários que solicitar.

3) como instruí-los adequadamente com relação ao fato de: terem vendido em todas as regiões, tinham matéria prima, compraram matéria-prima. Fizeram a jogada sendo: 4 regiões com vendas a vista (prazo 0); 4 regiões com prazo 1 (30 dias) e o restante com prazo 2 (60 dias). No entanto os relatórios informam que tem apenas $150,00 para receber a vista. Perguntam como isso é possível?

Resposta da A3

Retificamos que todos os prazos descritos na lógica do Simulador (pagamento e recebimento) fazem referências a períodos completos. Cada período é composto de um TRIMESTRE (MANUAL DO PROFESSOR/ALUNO, item 1-INTRODUÇÃO, pág. 4). Sendo, assim, conforme MANUAL DO PROFESSOR/ALUNO, item 2.3-FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO, págs. 8 e 9):

• PRAZO 0 – À vista

• PRAZO 1 – 1+1 Parcelas (0 + 90 dias)

• PRAZO 2 – 1+2 Parcelas (0 + 90 + 180 dias)

Isto posto, vamos a análise do ocorrido com a empresa.

Analisamos os resultados de seu simulado e concluímos que a professora refere-se aos resultados do Período 3 (é neste período que a referida empresa tem um recebível de aproximadamente $ 150,00 à vista).

Observe que a empresa não possui matéria-prima em seu estoque inicial do Período 3.

Isto é motivado pelo fato da mesma não ter efetuado compras de matérias-primas no Período 2. Como as compras só chegam ao final do Período, estando disponíveis para produção somente no período seguinte, logo o estoque inicial do Período 3 (estoque final do Período 2) foi zero (MANUAL DO PROFESSOR/ALUNO, item 3.5-COMPRA DE MATÉRIAS-PRIMAS, pág. 13).

Com estoque zero, a empresa não pôde produzir nada. Com seu composto mercadológico adotado para o período (preço, prazo, propaganda e juros), mesmo possuindo estoque de 9 produtos acabados, acabou por vender apenas 1 unidade na região 15, ao preço de $ 410,00, com recebimento em prazo 2 (1+2).

Logo, a empresa só receberia a vista um terço do valor de venda ($ 410,00), algo em torno de $ 136,66, uma vez que ao valor do produto seria ainda necessário acrescer os juros na venda a prazo praticado pela empresa (5%), o que levaria o valor aos $ 143,39 demonstrado no FLUXO DE CAIXA (Entradas).

A gravação de dados do sistema solicita confirmação (“Confirma atualização de dados?”). Se a resposta do usuário for sim, o sistema executa gravação e então confirma de a mesma foi executada (“Decisão gravada com sucesso”). A gravação dos dados só estará efetivada se esta sequência de eventos ocorreu (os alunos tem esta informação através do TUTORIAL DO ALUNO).

Os alunos então podem conferir de os dados gravados foram confirmados acessando o relatório FOLHA DE DECISÕES no menu RELATÓRIOS.

O sistema não faz gravação parcial de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com