LEVANTAMENTO, PESQUISA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO
Por: naathfernandes • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 444 Visualizações
Umesp l Universidade Metodista de São Paulo
FAC l Faculdade de Comunicação
Comunicação Mercadológica
Profs Rodney Ribeiro l rodney.ribeiro@metodista.br
Roteiro de Apoio I Planejamento
1 > BRIEFING DE ATENDIMENTO (sugestão: cap. 1)
Informações e direcionamentos básicos gerais coletados pela agência, no sentido de direcionar o projeto.
2 > DADOS SECUNDÁRIOS: LEVANTAMENTO, PESQUISA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO (sugestão: cap. 1)
Complemento do Briefing e aprofundamento no assunto com dados referentes a:
- Produto > Categoria, mix, histórico e importância na organização, atributos e características gerais, embalagem, pontos positivos e negativos, diferenciais em relação à concorrência, macro-ambiente (demografia economia, tecnologia, ambiente, sócio-cultura, educação), etc.
- Mercado > Dimensionamento em volume e valores. Tamanho e evolução do mercado, regiões, tipo de mercado (Linear / Peculiar / Sazonal), potencial, etc.
- Distribuição > Canais, participação de cada um, estabelecimentos, percentuais por região, força de vendas e restrições.
- Concorrência > Direta, indireta, agrupamentos estratégicos, distribuição, influência sobre o mercado.
- Preço > praticados, relação com a concorrência, percepção do consumidor.
- Consumidor > Definição do público-alvo atual. Segmentos (consumidor, usuário, influenciador, decisor), critérios demográficos, econômicos, sócioculturais, religiosos. Perfil psicológico: comportamento de compra, hábitos e atitudes gerais e correlatas ao produto. Motivações de compra (racionais, emocionais, benefícios). Possíveis resistências.
- Comunicação > histórico da categoria, da marca e da concorrência, ponto de venda, sucessos, insucessos, períodos, mídias e resultados.
- Imagem > posicionamento atual da marca e da concorrência. Imagem do consumidor.
3 > ANÁLISE DA SITUAÇÃO (sugestão: cap. 2)
Análise SWOT: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Ameaças (Threats) e Oportunidades (Opportunities). Forças e Fraquezas são fatores internos de criação / destruição de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma marca tem à sua disposição, em relação à concorrência. Já as Oportunidades e Ameaças são fatores externos de criação / destruição de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.
4 > DIAGNÓSTICO (sugestão: cap. 2)
Enfim, o Problema que a comunicação deve ajudar a resolver e a Oportunidade a ser explorada pela comunicação (prognóstico), voltados para as tendências do mercado.
5 > PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA (sugestão: cap. 2)
Mercados, regiões, segmentos e perfis detalhados a serem cobertos pela campanha a partir de toda a análise realizada. Poderá subdividir-se, posteriormente, conforme as Ferramentas de Comunicação. Exemplo:
- Classe A, idade entre 27 e 37 anos, predominantemente masculino. Alto nível cultural e acesso a qualquer momento a diversas e variadas fontes de informação. Alta escolaridade, superior completo. Interesses por novidades. Inseridos em grandes centros urbanos, frequentemente visitam shoppings e outros locais como lojas de eletrônicos. Buscam no produto não apenas seus benefícios diretos, como ótima qualidade, mas principalmente a satisfação psicológica de consumir e ter um aparelho tecnológico, que simboliza o que há de mais avançado e, com isso, manter sua imagem de “pessoa a frente do seu tempo” e inovador.
- O público-alvo aspiracional da campanha é mais abrangente, formado por homens classe A, entre 30 e 45 anos. São profissionais de diversas áreas, com bons cargos e consumidores de produtos premium. O preço e a distribuição restrita inviabilizam o seu acesso ao produto no lançamento, mas terão acesso a ele ao longo do ciclo de vida do produto. Diferentemente do público principal, que busca a satisfação pessoal por comprar tecnologia e pioneirismo, este compra a qualidade imbatível em som e imagem, como forma de entretenimento para si e sua família.
6 > OBJETIVOS DE CAMPANHA (O QUE?) (sugestão: cap. 2)
Definições em relação à:
- O que queremos que aconteça?
- Que resultados se espera obter realizando esse esforço de comunicação?
- Que atitude queremos provocar em nosso público-alvo?
- Qual é o comportamento esperado do consumidor e demais segmentos de público?
7 > ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO (COMO?) (sugestão: cap. 2)
É o pensamento concretizado em um plano, que determina diretrizes específicas, escolhidas a partir de todas as etapas anteriores. Portanto, é o caminho escolhido como solução para a campanha.
- Como vamos fazer acontecer?
- Como vamos atingir os objetivos de campanha?
- Que argumentos vamos utilizar na construção do discurso de comunicação?
8 > PLATAFORMA DA CRIAÇÃO (sugestão: cap. 6)
O fundamental elo de ligação entre tudo o que foi planejado e a campanha que começa a tomar forma, de forma a inspirar a criação com as informações mais relevantes.
8.1. Oportunidade
Qual a oportunidade (ou problema) no cenário da categoria a que a comunicação deve responder?
...