TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de levantamento de comunidade e escola

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

2

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. Identificação

  1. Nome: E.E. M Padre Avelino Canazza

  1. Endereço: R. Francisco Antônio da Silva, 186 - Vila Formosa, Campinas - SP, 13045-025
  1. Telefone: 19-32761103
  1. Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Verba municipal da Prefeitura de Campinas.

2. Análise crítica do ambiente físico

  1. A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
  1. Sim, a localização é compatível com a clientela porque a escola está localizada em uma das principais avenidas do bairro, de fácil acesso para quem mora e para quem chega no bairro, e a escola atende os moradores desse bairro.
  1. O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?
  1. Sim, o espaço físico está adequado para a proposta pedagógica em todas as matérias, exceto Educação Física, existe um projeto na Prefeitura da cidade para que a quadra seja coberta, e para que o esgoto que passa abaixo dessa mesma quadra seja desviado.
  1. A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?
  1. Sim, a relação de alunos e espaço é muito adequada nas salas de aula, na biblioteca, no laboratório e nas demais dependências. A escola possui um total de cinco salas de aula e o total de alunos por sala não ultrapassa vinte e cinco.
  1. Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?
  1. Sim, existem salas ambiente. Elas atingem sua finalidade, pois a escola opera em período integral, e uma dessas salas é utilizada com o propósito de descanso dos alunos após o almoço e leitura no período da manhã.

3

2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

[pic 1]

  1. Que atividades são desenvolvidas?

  1. A escola não possui laboratório. Na biblioteca são desenvolvidas atividades de pesquisa para todas as disciplinas, e a escola possui o projeto Leitura para o saber, que envolve os alunos emprestarem o livro e lerem na sua residência, após a leitura a sala é dividida em grupos e os alunos contam a história do livro para o restante da turma.
  1. Quem utiliza essas dependências e com que frequência?
  1. Professores e alunos utilizam a biblioteca, os professores pegam a lista da bibliotecária para verificar quais alunos estão realmente emprestando os livros e levando para a casa com a frequência semanal, e os alunos frequentam quase todos os dias, durante a semana.
  1. Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
  1. Sim, os recursos são bem utilizados, pois além das pesquisas que os alunos desenvolvem o projeto Leitura para o saber, engloba uma avaliação do desempenho do aluno, e atinge o objetivo pedagógico do projeto e das aulas ministradas em sala.
  1. Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?
  1. A escola possui uma limpeza e organização muito eficiente de todos esses ambientes, podemos notar que isso é uma cultura que se desenvolve nos alunos, de ordem, organização e limpeza, respeito pelo patrimônio público e pelo espaço do colega.
  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
  1. Sim, há comentários relevantes sobre outros aspectos. Além do projeto de Leitura, a escola conta com mais dois projetos. O projeto de Horta para a vida e o projeto de trânsito, em parceria com a empresa EMDEC (responsável pela mobilidade e o trânsito em Campinas). Nos quais os alunos fazem uso de outras dependências, a horta da escola (de onde são tirados todos os temperos para efetuar as refeições do dia) e os alunos passeiam pelas dependências de pátio e em frente à escola na calçada para a conscientização do trânsito.

4

  1. Características da gestão escolar
  1. Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
  1. Existem reuniões periódicas com a coordenação pedagógica da unidade escolar para o alinhamento dessas propostas com os professores, a direção da escola participa para observância, não sendo sua opinião ou participação relevante nesse aspecto. A coordenadora avalia, aprova ou reprova as propostas efetuadas pelos professores em conjunto.
  1. Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?
  1. R: Sim, existe um conselho de escola. Ele fica responsável por todas as decisões com relação ao futuro dos alunos no ano letivo, e avalia a questão comportamental e disciplinar dos alunos principalmente. As decisões que toma como foi abordado têm a relação com o convívio, ou seja, o dia a dia do aluno na escola. Os alunos e os pais não participam.
  1. Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?
  1. Sim, propiciam uma reflexão conjunta. A coordenadora pedagógica, junto á direção escolar, se reúnem com os professores todas as terças, quartas e quintas, para verificar o regimento e a proposta pedagógica, o que está sendo usado de efetivo e está surtindo efeito na postura dos alunos. O que é proveitoso fica e é aperfeiçoado pelas ideias de todos, o que não surte efeito esperado é descartado imediatamente.
  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
  1. Não há comentários relevantes sobre outros aspectos.
  1. Organização administrativa e pedagógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com