LOGÍSTICA E GESTÃO
Tese: LOGÍSTICA E GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luigi30 • 28/5/2014 • Tese • 1.690 Palavras (7 Páginas) • 403 Visualizações
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO
DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
CRIANDO REDES QUE AGREGAM VALOR
AUTOR: MARTIN CHRISTOPHER
Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matéria primas, partes e produtos acabados, por parte da organização e de seus canais de markentig de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas com o menor custo associado.
A definição do gerenciamento da cadeia de suprimentos adotada neste livro é a seguinte:
A gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes, para entregar mais valor ao cliente, a um custo menor para a cadeia de suprimentos como um todo.
A rede de suprimentos é uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente em regime de cooperação mútua, para controlar gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias primas e informação dos fornecedores para clientes finais. MARTIN CHISTOPHER.
RESUMO:
LOGÍSTICA, CADEIA DE SUPRIMENTOS E ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Os princípios da estratégia competitiva e, entre eles, os vetores da orientação estratégica: a liderança em custos e a diferenciação. Os gestores são estimulados a enxergar além da curva de experiência e da ligação entre custos relativos e participação no mercado. Também são encorajados a desenvolver estratégias logísticas e estratégia para a cadeia de suprimentos que explorem varias oportunidades latentes para aumentar eficiência e produtividade , proporcionando assim avanços significativos nos serviços ao cliente .Essas oportunidades podem incluir esforços para melhor utilização da capacidade ,redução de estoque e/oumelhorias no serviços mediante uma cooperação mais próxima com os fornecedores . Por trás de qualquer exemplo duradouro de diferenciação por meio de excelência de serviço está a evidência de uma bem elaborada estratégia de gerenciamento da logística da entrega do serviço.
Empresas verticalmente integrada continuam sendo desmembradas, reforçadas e transformadas em negócios virtuais, unidos não pela propriedade, mas por processos de focos de atuação intimamente integrados e por planejamento financeiro. Em vez de rivalidade e desconfiança dentro da cadeia de suprimentos novas pressões competitivas exigem velocidade e flexibilidade, que por si próprias requerem maior abertura e confiança. De fato, a capacidade de gerenciar a inovação e integração de processos torna-se tão importante quanto à inovação do produto.
Logística e valor para o cliente
Todo negócio compete procurando oferecer maior valor ao cliente, e os processos logísticos fornecem os meios pelos quais os serviços ao cliente são entregues.
Os serviços ao cliente é um conceito multifacetado que se torna cada vez mais importante como meio de conquistar e manter a diferenciação no mercado. Do mesmo modo, como não existem dois clientes iguais, deve-se reconhecer que o serviço precisa ser customizado para atender as necessidades de diferentes clientes.
O gerenciamento logístico pode desempenhar papel fundamental para aumentar o lifetime value do cliente, elevando o seu nível de satisfação e também tornando possível a retenção do cliente. Para que isso seja alcançado, é preciso desenvolver uma estratégia logística orientada para o mercado, e redefinir os objetivosde serviços com base nas exigências dos clientes. A realização do “pedido perfeito” deve ser a base para a criação de padrões e medidas do desempenho dos serviços prestados aos clientes.
MEDINDO CUSTOS LOGÍSTICOS
E DESEMPENHO
Já que os custos logísticos são responsáveis por grande parcela dos custos totais de um negócio, é crucial que sejam cuidadosamente geridos. Esses custos, porém nem sempre são plenamente compreendidos. Os métodos tradicionais de contabilidade baseados na alocação de custos totais podem ser enganosos e perigosos. Método de custeio baseado em atividade oferece algumas vantagens significativas ao identificarem custos reais dos serviços para diferentes tipos de clientes, ou diferentes canais de distribuição.
O gerenciamento logístico causa impacto não apenas nas contabilidades de lucros e perdas da empresa, mas também no balancete. Cada vez mais vem sendo reconhecido o importante impacto da logística no valor econômico agregado e, portanto, no valor para o acionista. É vital que as decisões sobre estratégias logísticas estejam baseadas em um pleno conhecimento do impacto que elas causarão no desempenho financeiro do negócio.
CRIANDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS RESPONSIVA
Como os mercados são voláteis e a demanda, incerta, é imperativa que as organizações tornem mais responsáveis. A responsabilidade é caracterizada pela capacidade de mudar mais rapidamente ; essa mudança pode ser em termos de variedade do produto ou volume , ou na velocidade de introdução de novos produtos .
A agilidade é a essência da organização responsiva. Empresas ágeis apresentam vários aspectos que as distinguem: são sensíveisao mercado; baseiam-se em informação e compartilham essa informação ao longo de sua rede de suprimentos; e, finalmente, seus processos são facilmente conectados com os de seus parceiros da cadeia de suprimentos.
Embora as práticas “enxutas” sejam muito recomendáveis, é improvável que, por si próprias, ofereçam os níveis de responsabilidade exigidos pelo mercado. No entanto, pode-se adotar um modelo hibrido, ao mesmo tempo enxuto e ágil, ou a cadeia de suprimentos poderá ser desacoplada, por meio do adiamento.
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DO
LEAD TIME
Em um mundo de produtos com ciclos de vida mais curtos, demanda volátil e constante pressão competitiva, a capacidade de se movimentar com rapidez é crucial. Não é apenas uma questão de acelerar o tempo necessário para levar novos produtos ao mercado, mas o tempo que leva para reabastecer a demanda existente. Os mercados de hoje geralmente são “sensíveis ao tempo” e também “sensíveis ao preço” , portanto , a busca é por soluções logísticas que sejam mais responsivas, porém a custo mais baixo.
A compressão do tempo no canal tem o potencial tanto de acelerar aos tempos de respostas
...