Livre Comercio
Ensaios: Livre Comercio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Komatsu • 16/12/2013 • 734 Palavras (3 Páginas) • 517 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Livre comércio entre países permite uma maior evolução da sociedade, é comum hoje possuirmos produtos importados em nossas casas, utilizarmos tecnologias antes só vistas em filmes de ficção. Na velocidade que as sociedades se evoluem é imprescindível o livre comércio, o aumento da concorrência é um dos combustíveis para o desenvolvimento de novas técnicas e evolução dos produtos. A busca se eleva para um bem-estar maior a cada dia, novos serviços são criados para satisfazer as necessidades dos consumidores que estão cada vez mais exigentes tornando assim o mercado global cada vez maior. Por isso devemos ser adeptos do livre comércio, não podemos criar barreiras protecionistas, pois essas somente em tese conseguem proteger a economia nacional, através de garantias de empregos e desenvolvimentos de novas tecnologias. Quando na verdade causam uma acomodação das empresas que devido à situação não investem em novas tecnologias, obrigando os consumidores a pagar o preço que elas quiserem além de atrasar a evolução tecnológica e cultural dos povos.
6
O QUE É LIVRE COMÉRCIO
Definição de acordo com Wikipédia:
É uma associação que possibilita a livre circulação de mercadorias com reduzidas taxas alfandegárias; é o resultado de um acordo mútuo entre os países envolvidos, que supostamente beneficia as empresas localizadas nesses países.
Isso não inclui a livre circulação de pessoas.
Definição de acordo com Significados.com.br:
É um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
As zonas de livre comércio foram criadas após a segunda guerra mundial, quando além de se formarem os grandes blocos econômicos, diversos países se uniram para a formação de organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de vários tipos, entre eles, as zonas de livre comércio com o objetivo de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias.
Além de zonas de livre comércio foram criadas as uniões aduaneiras (abertura de mercados internos entre países membros ou com nações externas) ou de mercados comuns (livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais).
Livre comércio: É um acordo entre países que visa o lucro e o desenvolvimento de suas indústrias. Exemplo de medidas adotadas no livre comércio entre países: Redução ou eliminação de taxas alfandegárias; Regulamentação das normas, padrões técnicos e metrologia; Redução de medidas protecionistas.
O livre comércio traz inúmeros benefícios para todos de ambos os lados, alocam recursos escassos de forma mais eficiente assim como distribui o nosso excedente. Dá-nos acesso a um produto de melhor qualidade e preço mais barato, aumentando nosso bem-estar. Aumenta a produtividade de nossas empresas abrindo novos mercados permitindo ampliar nossa concorrência nos
7
obrigando a se tornar mais eficientes. Permite um crescimento interno mais rápido aumentando a qualidade de vida diminuindo as
...