Logistica - EDI
Por: CGD1985 • 26/6/2015 • Artigo • 256 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Quando falamos que a transmissão e transferência de informações entre os participantes da cadeia de abastecimento precisam ser ágeis e sincronizadas, falamos na utilização de ferramentas de gestão de informações colaborativas. Nesse sentido, temos o surgimento do EDI, ECR, VMI, CR e o CPFR, práticas e iniciativas a serviço do planejamento e gestão colaborativa para uma cadeia de logística integrada.
EDI – Eletronic Data Interchange
O intercâmbio eletrônico de informações (EDI) é uma automação ao processo de troca de mensagens entre empresas para transações comerciais. Esta ferramenta gera uma otimização dos processos de comunicação, reduzindo as informações por papel, e consequentemente redução do tempo de entrada dos pedidos, redução de entregas incorretas, dados dos pedidos mais consistentes, vantagem competitiva, aumento no nível de serviço, maior produtividade, informações confiáveis e segurança na expedição de mercadorias.
Hoje o mercado vive uma constante do aumento de informação e com isso as empresas têm buscado o gerenciamento mais especializado destes processos, para obter ganho competitivo no mercado. Já que com a automação do processo é reduzido o número de retrabalho ou falhas operacionais, gerando uma garantia de abastecimento satisfatório e com o lead time ajustado. Além de toda a sofisticação implementada na cadeia de abastecimento, o EDI gera uma redução de ruptura no PDV, gerando uma melhor performance dos produtos que beneficia tanto a indústria quanto o varejo.
Por fim, o EDI é uma ferramenta para melhorar a comunicação entre as empresas, viabilizando agilidade comunicativa, rastreabilidade, qualidade no serviço prestado, redução de custos advindo de erros operacionais e uma interligação sofisticada da cadeia logística.
...