Logística Hospitalar
Tese: Logística Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milanni • 10/5/2013 • Tese • 1.376 Palavras (6 Páginas) • 748 Visualizações
Sumário
1 Introdução 4
2 Logística Hospitalar 5
2.1 Suprimentos 5
2.2 Compras 6
2.3 Estoque 6
2.4 Administração de Materiais 7
3 Conclusão 8
4 Referências Bibliográfias 9
1 Introdução
Toda unidade de saúde necessita de materiais e suprimentos para funcionar. Mas, para ser eficiente não basta manter os estoques abastecidos ou garantir seu fluxo.
Organizar toda a cadeia de suprimentos de uma instituição de saúde pode auxiliar não só as equipes assistenciais na hora de utilizar insumos e administrar medicações, mas organizar as contas no momento da cobrança pelo departamento administrativo e, principalmente, reduzir o desperdício e o impacto financeiro com a má utilização dos materiais.
No entanto, implementar uma gestão logística eficiente pode significar um grande desafio, tendo em vista a mudança cultural que precisa ser efetuada nas equipes assistenciais e profissionais dos almoxarifados.
A gestão de suprimentos abrange todo tipo de suprimento em uma instituição, desde o papel utilizado para realizar as faturas pelo departamento administrativo até o material que é utilizado nas UTIs ou salas cirúrgicas. Todas as áreas do hospital são influenciadas pela logística.
O bom planejamento dos estoques e sistemas de compras podem não só reduzir o custo do hospital, mas aumentar a rentabilidade da instituição, uma vez que a rastreabilidade dos insumos torna-se eficiente e o desperdício é drasticamente reduzido.
Partindo da premissa que o objetivo de toda empresa é gerar lucro, é de suma importância buscar e garantir a equação perfeita: reduzir custos sem perder a qualidade.
A logística hoje é essencial para o custo de todo o sistema de saúde, quanto melhor a gestão logística melhor o desempenho financeiro desse sistema.
2 Logística Hospitalar
O gerenciamento hospitalar é uma atividade muito complexa que precisa ser gerida de forma eficaz, pois a todo o momento lidam com vidas que precisam ser cuidadas de acordo com as suas necessidades, para que isto ocorra, o hospital precisa estar preparado para atender adequadamente todos os clientes que passam por ele.
Nesse sentido uma boa gestão é fundamental, pois as organizações precisam possuir uma estrutura que possam atender o seu cliente e ao mesmo tempo prestar um serviço adequado de acordo com as suas condições financeiras, satisfazendo seu consumidor.
Independentemente do tipo de gestão, as organizações hospitalares precisam obter resultados financeiros que garantam a sua sustentabilidade e a satisfação de seus usuários.
Para se chegar numa melhoria dos processos, para uma gestão mais eficiente e que colabore na continuidade dos materiais na organização é preciso uma estrutura adequada a real necessidade.
2.1 Suprimentos
As atividades envolvidas nos materiais e suprimentos hospitalares são de suma importância para a organização. Selecionar bem o tipo de material a ser utilizado, facilita na hora da compra certa do material.
A gestão de estoques incide na compra na hora e na quantidade adequada.
A armazenagem de materiais precisa ser concisa para facilitar o fluxo dos mesmos pelo hospital na hora da distribuição.
A seleção de materiais diz respeito à questão como o que comprar, para evitar desperdícios e a compra de materiais desnecessários por parte dos gerentes hospitalares, nessa fase deve haver uma integração dos colaboradores da organização para evitar pedidos de materiais que de repente não há a devida necessidade ou o hospital não tem o devido material no momento.
2.2 Compras
A área de compras para as organizações são na maioria das vezes atividades complexas devido à forma dos processos.
Compras em horas inadequadas, em quantidades superiores ou inferiores geram custos para as organizações, por isso é preciso um bom sistema de gerenciamento de compras, para que o processo de aquisição seja realizado eficientemente.
Vários fatores precisam ser analisados na hora da compra de materiais e suprimentos hospitalares como: qualidade dos produtos, prazo de validade ou garantia, fornecedores potenciais, localização dos fornecedores, integração, padronização de produtos entre outros, a fim de facilitar e agilizar a compra.
Dessa forma, analisar bem o mercado no qual se esta atuando é fundamental para a área administrativa hospitalar.
Nessa fase de análises é possível agregar valor com os seus fornecedores, reduzindo custos, aumentando a qualidade e prestando um nível de serviço adequado.
A compra ou aquisições é distinguida pelo fato de decidir de quem comprar e como comprar, a escolha de um fornecedor deve ser feita de forma a escolher o melhor que se adéqüe ao hospital e a custo baixos.
2.3 Estoque
Enquanto as atividades de transporte e de movimentação viabilizam a entrega dos recursos no local certo, o gerenciamento do estoque, as compras e a armazenagem permitem que esses recursos sejam disponibilizados mais rapidamente aos setores requisitantes.
O estoque é, muitas vezes, uma área crítica para as organizações, onde é preciso estipular a forma com que a empresa irá trabalhar, assegurando com que esta seja competitiva ao mesmo tempo. Para isso a diversos
...