Logística Reversa
Artigos Científicos: Logística Reversa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GabiAlves • 12/5/2014 • 688 Palavras (3 Páginas) • 368 Visualizações
Desenvolvimento
A partir dos anos 90 com a forte pressão da sociedade por uma nova utilização dos recursos naturais com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente, as empresas tiveram que se adequar para atendê-la e não incorrer em grandes custos.
Assim, surgiu o conceito da Logística Reversa, como sendo a área que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, competitivo, de imagem corporativa, dentre outros.
A Logística Reversa trata do fluxo contrário da Logística Convencional, ou seja, do cliente à fábrica, retornando com produtos, materiais e peças ao processo produtivo que podem ser reclicados e reutilizados no novo processo de produção; ou se não for possível reutilizar o material, a empresa dará o descarte correto; um mesmo produto pode além de ser reciclado, ser revendido dependendo de suas condições, certo de que um produto só será descartado em último caso.
Com o avanço tecnológico, a população se desfaz constantemente de aparelhos celulares, computadores, baterias e outros produtos eletrônicos. Esse lixo eletrônico gerado possui não somente plástico reciclável, como também materiais metálicos e até ouro em alguns dos contatos desses equipamentos. A logística reversa atua, neste caso, como uma solução para dois problemas muito importantes: o problema ambiental, e o problema financeiro.
Os motivos pelos quais a empresa se interesse pelo retorno do produto são variados, podendo ser por razões comerciais, erros no processamento de pedidos, garantia do fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento, avarias no transporte, dentre outros; fazendo com que o objetivo do processo seja agregar valor a um produto logístico que foi devolvido, que ainda possui condições de utilização, produtos que atingiram o fim de sua vida útil ou resíduos industriais. Podemos citar também a sensibilidade ecológica da sociedade atual, as pressões legais através das legislações ambientais, imagem diferenciada da empresa que se preocupa com questões ambientais e a redução dos custos.
VANTAGENS DO SISTEMA
Todo o processo da logística reversa gira em torno da geração de vantagem competitiva à empresa. Essa competitividade dá-se como consequência dos fatores abaixo, que geram vantagens aos praticantes de tal processo.
O lucro obtido na reutilização de materiais é sem dúvida, a principal vantagem às empresas, já que poderão utilizar matéria prima com um custo menor, aumentando seus percentuais no valor do produto final; além de em alguns casos conseguirem retirar certas quantidades de materiais úteis como o ouro em equipamentos eletrônicos, fios, embalagens, etc.
A imagem da empresa atrelada à conscientização ambiental também é um fator que gera vantagem competitiva, já que o fato de estar dentro das normas ambientais e fazer além para o meio ambiente é um fato que deixa a empresa à frente das demais, dando-lhe credibilidade e imagem conceituada perante
...