MARKETING PARA O SÉCULO XXI
Projeto de pesquisa: MARKETING PARA O SÉCULO XXI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ivan4321 • 29/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.054 Palavras (9 Páginas) • 271 Visualizações
MARKETING PARA O SÉCULO XXI
Profa. Cláudia Palladino
Introdução
O marketing está por toda a parte: Empresas de tamanhos e segmentos diversos “fazem” alguma forma de marketing. Os cidadãos de todo o mundo são Os cidadãos de todo o mundo são afetados por ações de marketing.
Por que o marketing é importante?
A área de marketing colabora com o atendimento das demandas. Como? Trazendo para a empresa informações sobre: as exigências dos clientes; as exigências dos clientes; as práticas da concorrência. Monitorando a dinâmica do mercado – transformações.
O escopo do marketing
Então, o que é marketing? É identificar e satisfazer as necessidades humanas e sociais de forma lucrativa. “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do executar a concepção, a determinação do preço (pricing), a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.” (American Marketing Association)
O escopo do marketing: troca e transações
Troca - conceito central do marketing – aquisição de algo por alguma coisa; em contrapartida, requer: No mínimo duas partes - que devem ter algo de valor para ambas; que devem ter algo de valor para ambas; que precisam ter capacidade de comunicação e entrega; que devem ser livres para aceitar ou recusar a oferta; que devem crer ser adequado participar da negociação.
O escopo do marketing: troca e transações
Transações: troca de valores entre as partes. Quando há um acordo entre as partes, ocorre a transação.
O escopo do marketing: aplicações do marketing
Bens. Serviços. Eventos. Experiências. Pessoas. Lugares. Propriedades. Organizações. I f õ Informações. Ideias.
O escopo do marketing: quem faz marketing
Profissionais de marketing: estimulam as demandas pelos produtos de acordo com suas características. Clientes potenciais. Mercados: conjunto de compradores e Mercados: conjunto de compradores e vendedores que realizam transações relativas a determinado produto ou classe de produto. Ex.: mercado imobiliário, têxtil, varejista etc. etc.
O escopo do marketing: quem faz marketing
Principais mercados de clientes: mercado consumidor; consumo em massa; Desafio - estabelecer a imagem de marca superior: superior: requer - qualidade, embalagem, boa distribuição, forte e contínua propaganda.
O escopo do marketing: quem faz marketing
Mercado organizacional: Vendas, entre empresas, de produtos como matéria-prima ou para revenda. Possui profissionais especializados em compras. compras. Desafio - mostrar ao cliente como o produto pode colaborar com o seu desempenho: requer - força de vendas, preço, reputação.
Interatividade
O conceito de marketing envolve as seguintes ideias: I. O produto deve ser criado de acordo com o mercado. II. As transações devem gerar lucros. s t a sações de e ge a uc os III.O produto deve ser acessível ao cliente. IV. A promoção é uma das tarefas do marketing. a) A I, a II e a III estão corretas. b) A I, a II e a IV estão corretas. c) A II, a III e a IV estão corretas. d) A I e a II estão corretas. e) A I, a II, a III e a IV estão corretas.
Resposta
e) A I, a II, a III e a IV estão corretas.
O escopo do marketing: quem faz marketing
Mercado global: venda em outros países. Desafio - definição da região, forma de participação (exportação, licenciador etc.); adaptar produtos, serviços, comunicação, adaptar produtos, serviços, comunicação, sistemas jurídicos etc.
O escopo do marketing: quem faz marketing
Mercados sem fins lucrativos: 3º setor e governamental; desafio - preço (mercado com poder de compra limitado e participação em licitações). licitações).
O escopo do marketing: quem faz marketing
Locais de mercado, espaços de mercado e metamercados: local de mercado – market place – espaço físico (lojas); espaço de mercado – market space – espaço de mercado market space espaço digital (sites / lojas eletrônicas); Metamercado – agrupamento de produtos e serviços complementares: metamercado automotivo – fabricantes de automóveis concessionárias de de automóveis, concessionárias de carros, financeiras, seguradoras, oficinas, revistas especializadas.
O escopo do marketing: mudanças
Mudanças - ocorrem devido a forças sociais interligadas, que geram novos comportamentos, oportunidades e desafios: mudança tecnológica – era da informação; globalização; desregulamentação; privatização; aumento do poder do cliente; customização; concorrência ampliada; convergência setorial.
Orientações da empresa para o mercado
Orientação de produção: Conceito antigo - os consumidores preferem produtos de preço baixo e fáceis de encontrar. Foco em produção de alta eficiência para Foco em produção de alta eficiência para preço baixo e distribuição em massa. Viável para países em desenvolvimento, com abundância de mão de obra barata - China.
Orientações da empresa para o mercado
Orientação de produto: Conceito - os consumidores preferem produtos de qualidade superior ou inovadores. Foco: qualidade e aperfeiçoamento. Foco: qualidade e aperfeiçoamento. Produto melhor: corre o risco de não ser bem-sucedido; requer - adequação de preço, distribuição e comunicação.
Orientações da empresa para o mercado
Orientação de vendas: Conceito - as compras não ocorrem sem um forte esforço de vendas. Foco - agressividade nas vendas. Risco pressupõe que a persuasão Risco - pressupõe que a persuasão resultará em vendas.
Orientações da empresa para o mercado
Orientação de marketing: Conceito - foco no cliente; produzir o que o cliente quer comprar. Foco - ser melhor que a concorrência na criação e entrega de valor. criação
...