TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING SOCIAL EM MÍDIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA DO INSTITUTO CONQUISTENSE DE ONCOLOGIA

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.704 Palavras (31 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 31

       FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE 

                                                                               

           GISELLE TRINDADE  ROCHA

 MARKETING SOCIAL EM MÍDIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA DO INSTITUTO CONQUISTENSE DE ONCOLOGIA

        VITÓRIA DA CONQUISTA

                                                  2019


FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE 

               GISELLE TRINDADE  ROCHA

MARKETING SOCIAL EM MÍDIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA DO INSTITUTO CONQUISTENSE DE ONCOLOGIA

[pic 2]

       VITÓRIA DA CONQUISTA  

2019

MARKETING  SOCIAL EM MÍDIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA DO INSTITUTO CONQUISTENSE DE ONCOLOGIA

Giselle Trindade Rocha[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as campanhas do câncer de mama realizadas pelo Instituto Conquistense de Oncologia e como o Marketing Social pode atuar nas mídias digitais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica exploratória de caráter qualitativa. Tendo sido embasado em análise das peças publicitárias veiculadas nas redes sociais no mês de outubro do ano de 2017, na memória e o ponto de vista da responsável pela elaboração das peças. Desse modo, esse artigo se torna relevante pela importância das campanhas do ICON e o fato de que o marketing social está presente nas campanhas no ponto de vista como um instrumento adequado pode transtornar um cenário ou uma situação indesejada.

Palavras-chave:

Marketing; câncer; campanhas; Instituto Conquistense de Oncologia e paciente.

Abstract

This article aimed to analyze the breast cancer campaigns conducted by the Conquistense Institute of Oncology and how Social Marketing can act in digital media. The methodology used was a research exploratory bibliography of qualitative character. Having been based on an analysis of the publicity pieces published in social networks in October 2017, the memory of the interviewee Nádja Leite and her point of view regarding the pieces produced. Thus, this article becomes relevant because of the importance of ICON campaigns and the fact that social marketing is present in the campaigns in the viewpoint as an appropriate instrument can upset an unwanted scenario or situation.

Keywords

Marketing; cancer; campaigns; Conquistense Institute of Oncology and patience.


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente é evidente a participação do marketing no que diz respeito à modificação das atitudes, seja através de promoção ou divulgação de um produto ou serviço, no que diz respeito à saúde, principalmente ao tratar da conscientização do Câncer de Mama, sabendo que o mesmo não sofre grande tendência dentro dos meios.

O Câncer de Mama é considerado uma patologia que inicia quando as células de um membro do corpo começam a se desenvolver para fora sem possuir um controle. Tendo um desenvolvimento diferente de uma célula normal, em vez de expirar, as células cancerosas continuam a crescer e gerar novas células anormais. Na maioria dos casos, essas células cancerígenas formam um tumor.

 Quando se trata de Instituições Privadas, principalmente o Instituto Conquistense de Oncologia, situado em Vitória da Conquista, que tem como função principal propagar informação e desenvolver ações para a promoção da saúde, prevenção e diagnóstico precoce, com o objetivo de reduzir a incidência e mortalidade do Câncer.

 O Câncer de Mama é conhecido por ser uma doença devastadora nas mulheres, devido à sua constância e, especialmente pelos efeitos psicológicos que afetam as mesmas.

Atualmente, com o avanço dos meios de comunicação, as informações são transmitidas por questões de segundos e o perigo está todo nessa rapidez com que os receptores são bombardeados e não tem tempo suficiente de digerir e nesse momento que os profissionais e as instituições privadas devem se atentar á mensagem que é transmitida.

Avaliando a seriedade de saber sobre como o Marketing Social auxilia a prevenção desta doença e combater os problemas sociais, de como o papel do profissional de comunicação e saúde é de extrema importância, ao orientar as mulheres para uma realização periódica destes exames.

Mediante a isso, fez-se necessário a análise dos vídeos de conscientização do Câncer de Mama no ano de 2017, ofertadas pelo Instituto Conquistense de Oncologia e a análise da responsável pela produção da peça em vídeo.

  1. DESENVOLVIMENTO

Comunicação na saúde e mídias digitais

O homem sentiu a necessidade se comunicar desde quando começou a conviver em sociedade e não conseguia falar iguais os dias de hoje, dessa maneira eram feitos os desenhos a partir de pigmentos de argila, hematita e carvão vegetal conhecido mundialmente por serem as primeiras representações naturais de comunicação encontradas nas cavernas, relatando a necessidade da comunicação.

A comunicação pode ser entendida como prática social que advém da interação entre seres humanos, expressa por meio da fala (aspecto verbal), escrita, comportamentos gestuais, distância entre os participantes, toque (aspectos não verbais) (FERMINO E CARVALHO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.5 Kb)   pdf (433.9 Kb)   docx (193.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com