MERCADO TURÍSTICO
Projeto de pesquisa: MERCADO TURÍSTICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabi.it • 23/9/2013 • Projeto de pesquisa • 6.394 Palavras (26 Páginas) • 359 Visualizações
PLANEJAMENTO TURÍSTICO DE
MAIRIPORÃ
Elaborado por:
Fabiana Andrade Martins – RGM 18109
João Carlos Rubino de Abreu Macedo – RGM 191319
São Bernardo do Campo
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................
2. MERCADO TURÍSTICO............................................................................
3. OFERTA TURÍSTICA................................................................................
3.1 Oferta Turística Natural...................................................................
3.2 Oferta Turística Artificial................................................................
4. DEMANDA TURÍSTICA.............................................................................
4.1 Demanda Turística Real..................................................................
4.2 Demanda Turística Potencial.........................................................
5. Conclusão..................................................................................................
6. Bibliografia.................................................................................................
03
04
05
06
11
13
14
15
17
18
1. INTRODUÇÃO
As discussões da área econômica fundamentam-se no dilema existente entre a escassez de oferta de recursos e a demanda ilimitada que atende as diversas necessidades do homem. Neste sentido este trabalho objetiva apresentar os conceitos e definições de demanda e oferta turística, que apresentam peculiaridades. Para tanto, foi utilizado o método bibliográfico e o método argumentativo-discursivo.
2. MERCADO TURÍSTICO
O planejamento turístico é uma atividade que tem por objetivo maior alterar a situação atual para uma situação futura desejada. Este câmbio da realidade turística de uma destinação, inexoravelmente atinge ao mercado turístico, isto em razão de o mercado turístico ser uma das razões da existência do planejamento do setor. Para aclarar esta afirmação é necessário explicar o que se entende por mercado turístico. De uma maneira geral, mercado pode ser definido como o ambiente onde oferta e demanda se encontram havendo comércio ou troca de produtos, bens ou serviços.
Lemos (2001, p.128) explica:
Que o mercado turístico é “o conjunto de relações de troca e de contatos entre aqueles que querem vender e os que querem comprar bens e serviços turísticos”, onde se inserem oferta e demanda.
3. OFERTA TURÍSTICA
A oferta turística de um destino, uma região ou localidade, é sempre constituída de um vasto conjunto de elementos, mais ou menos diversificados. A diversidade de elementos que a constituem depende do grau de integração, do desenvolvimento alcançado e das potencialidades oferecidas pelo destino.
São os principais componentes da oferta turística:
Recursos turísticos (naturais ou criados pelo homem) constituem o componente fundamental da oferta. Os elementos básicos incluídos nesta categoria são, por um lado, o clima, a flora e a fauna, a paisagem, as praias e as montanhas que se incluem nos recursos naturais e, por outro, a arte, a historia, os monumentos, os parques temáticos, que se incluem nos recursos criados pelo homem.
Infraestruturas consistem nas construções subterrâneas e de superfície tais como os sistemas de esgotos, gás e eletricidade, sistemas de drenagem, estradas, aeroportos, parques de estacionamento, marinas, facilidades de transporte.
As infra-estruturas são fundamentais para o sucesso e equilíbrio do desenvolvimento do turismo, mas exigem investimentos vultuosos. No entanto, é preferível ter um desenvolvimento lento e equilibrado, se não for possível construir estas estruturas, a ter um desenvolvimento turístico acelerado sem infra-estruturas adequadas o que criará desequilíbrios que, mais tarde, podem colocar problemas de sobrevivência dos destinos.
Superestruturas são constituídas pelos equipamentos que satisfazem diretamente as necessidades da procura turística: alojamentos, restaurantes, entretenimento e diversões, estabelecimentos comerciais, etc.
Acessibilidade e transportes são constituídos pelas vias de acesso bem como pelos meios de transporte e sua organização.
Hospitalidade e acolhimento, o espírito de hospitalidade, a cortesia, a deferência, o desejo de bem servir, bem como a atmosfera, a limpeza, a informação e as condições criadas para receber bem os visitantes, constituem uma componente importante da procura turística.
3.1. OFERTA TURÍSTICA NATURAL
O componente da oferta turística é constituído pelos recursos naturais que são os elementos do meio natural que podem ser utilizados para satisfação de necessidades humanas.
Mas, só pelo fato de existir, um elemento natural não é um recurso.
...