Marketing E Logística Internacional
Relatório de pesquisa: Marketing E Logística Internacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LeeXavierSilva • 29/9/2014 • Relatório de pesquisa • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
MARKETING E LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Como acontece os Estágios de Internacionalização?
Durante os processos de desenvolvimento, as empresas, passam por diferentes tipos de estágio, com relação ao mercado externo.
Abaixo, segue a relação de quatro tipos de estágio, que contribuem para esta evolução das empresas no mercado:
1º Estágio - Empresa doméstica: É o primeiro estagio, onde se orienta a empresa através de informações de seus concorrentes no mercado interno e com estratégias de seus fornecedores, que existe neste mercado. Ela também faz com que, haja limitações de suas áreas, verificando quais são as fronteiras ela pode atuar e gerando com que não se tenha muita experiência no mercado externo.
2º Estágio - Empresa internacional: Mesmo orientadas, as empresas buscam estratégias e reflitam sobre os objetivos a serem conquistados e mesmo assim, buscam investir no mercado internacional. Dificilmente, estas empresas têm experiência neste mercado internacional e mesmo assim, buscam diferenciar seus mercados de atuação e mesmo assim agem com orientações no mercado doméstico.
3º Estágio - Empresa Multinacional: As empresas multinacionais, já têm consciência no mercado externo e quais são as diferenças que existem entre elas e qual marketing a ser utilizado, a para que possa garantir sucesso no mercado internacional. Com isso, as estratégias usadas atende todas as culturas dos países onde o produto é aplicado.
Uma das principais características, para se ter sucesso no mercado internacional é se adaptar as exigências e a cultura de cada mercado em cada país.
4º Estágio - Empresa global: Com a globalização, ela faz com que haja a extensão de seus produtos, com o objetivo de atingir vários mercados, com o mesmo produto e em diversos países. Com isso, deixa de se ter somente uma direção, mas sim, ver um mercado com um todo usando estratégias, como apresentado na empresa doméstica, com uma combinação de extensão, adaptação e criação.
Quais são os ambientes a serem levados em conta na inserção ao mercado mundial?
Para se colocar no mercado internacional, é necessário buscar informações, sobre os mercados externos, através de informações detalhadas, não só para orientação, mas também para um processo decisório.
Existem diversos tipos de ambientes, como podemos observar na relação abaixo:
• Ambiente Econômico: O mercado para a exportação é atraído através de três características: quantidade de população, estrutura das indústrias do país e a distribuição de renda. Além destas o consumo de energia, alimentação e o nível de emprego do país, também são avaliados por estes mercados.
• Ambiente político-legal: É o diferencial de conjunto de políticas e legislações direta e indireta, que estão ligadas no comércio exterior e seus investimentos. Para a empresa, decidir o que fazer em um negócio especifico, ela deverá considerar os seguintes fatores abaixo:
Atitude em relação às compras internacionais,
Estabilidade econômica,
Regulamentações monetárias (variação nas taxas de câmbio);
Burocracia governamental (quando o país, na qual está importando, tem um sistema mais eficiente com processos de licenciamento, alfândega).
• Ambiente cultural: As empresas devem entender a cultura e as negociações praticadas neste país como: idioma, costumes, alimentação, religião e comportamento perante a sociedade.
• Ambiente comercial: As normas e o comportamento são diferentes entre os países. É necessário verificar o tipo de exigência legal para se fazer uma negociação, tradição e as preferências no mercado comercial.
A Logística Internacional
Podemos definir a logística, como processo de planejar, implementar e controlar os processos para transportar e armazenar os produtos.
A diferença da logística interna para a internacional é o nível de custo, onde são mais elevados, por causa das diferenças culturais e mais fluxos de materiais e informação. Dependendo do país, é necessário lidar com as diferenças com a moeda e com o sistema cambial, tarifário, alfândega e da infraestrutura de sistema do transporte do ponto de origem com destino da exportação.
As principais características da logística internacional são:
Aspecto Comercial: Os consumidores têm o hábito de comprar o produto com freqüência, e neste caso é necessário de se habituar a exigência local, fuso horário, documentação (exigência de apresentar certificados e autorização especial).
Influências Governamentais: Verificar se não irá afetar o desempenho nos balanços nos pagamentos (como cota de importação e tarifarias) e os interesses governamentais se o produto exportado irá desenvolver a economia de seu país.
Diferenças culturais: Idioma, religião, cultura, comportamento da sociedade.
Infraestrutura Logística: Conhecimento na infraestrutura de transporte e da região, a possibilidade
...