Marketing Esportivo
Trabalho Escolar: Marketing Esportivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GuilhermeBastos • 19/8/2014 • 486 Palavras (2 Páginas) • 510 Visualizações
Este artigo tem como objetivo definir alguns padrões utilizados no marketing dentro do esporte e esclarecer suas finalidades, bem como o modo com que ocorrem e como atuam dentro da sociedade e a forma com que unem consumidor e torcedor, especificamente, verificar o interesse da marca ao patrocinar um clube de futebol, associar as vantagens e desvantagens da ligação entre uma marca e um time, identificar as ações utilizadas para maior eficiência desse investimento e entender como este patrocínio influencia a mente do consumidor/torcedor.
Problematiza-se: a fixação da marca na cabeça do consumidor, bem como a influência que ela exerce no dia a dia do torcedor e como o time contribui para o reconhecimento da marca perante o público- alvo.
Quanto à metodologia, esta pesquisa, teve como respaldo as pesquisas bibliográficas, de campo e abordagem qualitativa, pois os dados coletados por meio de entrevistas a terceiros serão analisados e contextualizados frente à fundamentação teórica e sua junção para com as informações adquiridas.
Será utilizada ainda a coleta de dados por meio de redes sociais (facebook e em alguns momentos, twitter), além de e-mails, tendo como objetivo analisar a influência que o clube exerce na cabeça do torcedor para o consumo do produto patrocinador.
Entende-se por marketing, ações da empresa, cuja finalidade é atender as necessidades e desejos do consumidor, buscando fidelizá-los à marca e tornar a publicidade desse produto, desnecessária.
Dentro do panorama do futebol, o marketing se dedica a utilizar o esporte, sendo de campeonatos em geral ou em clubes específicos, para criar um bom diálogo com o consumidor, fazendo parte do seu dia-a-dia por meio da grande exposição que a camisa de um clube gera na mídia.
A análise de dados auxiliou na verificação dos pontos positivos e também os aspectos negativos desencadeados pelo marketing esportivo, a fixação da marca patrocinadora incutindo-se na mente do torcedor, a visibilidade que esse apoio ao clube proporciona e a repercussão e influência desse patrocínio.
Marketing, segundo Kotler (1999 apud FRÖHLICH, 2010, p. 14), é “a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”. “[...] é a tarefa de avaliar necessidades, medir sua extensão e intensidade e avaliar se existe oportunidade para lucros”.
Kotler acrescenta ainda:
O marketing é a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina quais os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados. No entanto, o marketing é muito mais do que uma função isolada – é uma filosofia que orienta toda a organização. A meta do marketing é satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes (1999 apud Peixoto, 2007, p. 16).
Ou seja, o marketing é “ a arte de criar e distribuir um produto ou serviço de forma econômica e rentável, de maneira a atender plenamente as necessidades e aos desejos de um consumidor” (CARVALHO, 1999 apud FRÖHLICH, 2012, p. 14).
...