Marketing Social e Cultural Porto Seguro
Por: danilo.tulio • 29/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.374 Palavras (10 Páginas) • 455 Visualizações
UNIVERSIDADE PREBISTERIANA MACKENZIE
DANILO TULIO
KAUA OBERHUBER
STEPHANIE PERRENOUD
Trabalho de Marketing Social e Cultural
INSTITUTO PORTO SEGURO
PROFESSOR DOUTOR ROBERTO GONDO
São Paulo
2016
[pic 1]
Trabalho de Marketing Social e Cultural
INSTITUTO PORTO SEGURO
Alunos:
Danilo Tulio
Kaua Oberhuber
Stephanie Perrenoud
Turma: 6F
São Paulo
2016
SUMÁRIO
1 INSTITUTO PORTO SEGURO 4
2 PLANO DE MARKETING PARA FORTALECER O SENSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS 5
3 PLANO DE ENVOLVIMENTO E VISIBILIDADE 7
3.1 A COMUNICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO. 7
3.2 OBJETIVO DO PLANO 7
3.3 PLANO DE VISIBILIDADE 7
3.4 PARCERIA COMUNICAÇÃO 7
3.5 IMPRENSA 8
3.6 REDES SOCIAIS 8
3.7 VISITAS 8
4 SUGESTÃO DE AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS 9
4.1 PRIMEIRA INFANCIA 9
4.2 Funcionário gestor voluntário 9
4.3 Vida saudável 9
4.4 Mutirões de visibilidade 10
4.5 Ação 10x1 10
4.6 DOOU, GANHOU! 10
5 ENTREVISTA COM A EMPRESA 11
6 REFERENCIAS 12
INSTITUTO PORTO SEGURO
Em 1998, em um almoço entre o Presidente da Porto Seguro (Jayme Garfinkel) e alguns funcionários, nascia a ideia de criar um grupo para ajudar a comunidade do bairro Campos Elísios. E, desde então, os funcionários interessados passaram a se reunir voluntariamente, uma vez a cada 15 dias, para discutir ações para a melhoria da região.
Por meio desses encontros, foi criada a Ação Social que ganhou uma identidade visual em 2001 e uma visão estratégica em 2005, que veio para legitimar essa iniciativa com o desejo de fazer da Porto Seguro uma empresa caracterizada por suas ações consistentes e institucionalizadas, de caráter social na comunidade, por auxiliar e inspirar a sociedade em relação aos temas sociais.
Partindo desse princípio, a Porto Seguro adotou uma atuação efetiva no bairro, inaugurando no mesmo ano, o Instituto Porto Seguro Socioambiental, um espaço destinado à educação e a geração de renda para a comunidade local por meio da arte, qualificação e capacitação profissional.
Com essa nova área, o Instituto ampliou sua atuação no bairro, oferecendo a comunidade mais cursos e oficinas com o objetivo de proporcionar uma melhor condição socioeconômica e o resgate da autoestima dos moradores do bairro, por meio da valorização individual e do acesso ao emprego.
São cursos de informática, telemarketing, cabelereiro, manicure, montagem e manutenção de micros, cursos para assistência a linha branca (serviço oferecido aos segurados para emergências residenciais na cobertura Porto Socorro), técnica administrativa e, além de proporcionar e incentivar esses trabalhos, o Instituto também oferece oportunidades em cursos específicos para alguma vaga interna disponível em sua seguradora.
Além de todo o trabalho de capacitação profissional, o Instituto também oferece um programa de educação, esporte e lazer voltado a crianças e jovens de 6 a 15 anos, divididos em turmas, de acordo com a faixa etária, com programações compostas por diversas oficinas simultâneas, o que para o instituto, por meio dos esportes e da arte, a aprendizagem se torna mais atrativa e desperta maior interesse nos conceitos básicos de cooperação e cidadania.
PLANO DE MARKETING PARA FORTALECER O SENSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Hoje, a principal mantenedora do instituto é a Porto Seguro, e no momento apenas funcionários das empresas Porto Seguro e Corretores de Seguros podem doar para o instituto.
Pensando no mundo corporativo onde muitas empresas buscam a oportunidade de se filiar a um instituto ou ong afim de ser caracterizada como uma empresa “socialmente responsável”, e que também apoiam projetos sociais, idealizamos o projeto MRC (Marketing Relacionado a Causa).
O MRC é uma espécie de parceria de “ganha-ganha” onde os consumidores podem se engajar e apoiar a causa da educação comprando produtos ou serviços de marcas parceiras e as empresas, por meio de um diferencial competitivo, podem aumentar suas vendas e ganhar uma posição de destaque entre seus concorrentes.
Também idealizamos o projeto “corrente do bem”, onde o objetivo é promover a conscientização e a mobilização de estudantes, familiares, professores, funcionários e consumidores para apoiar as causas que o instituto oferece para a sociedade, e anualmente essas instituições de ensino e estabelecimentos comerciais participariam da campanha e arrecadariam doações para o instituto.
Ampliaríamos também o meio de doação para pessoas físicas, que no caso, também apoiam as causas que o instituto oferece para a sociedade e para fortalecer ainda mais o senso de captação de recursos, tanto pessoa física ou jurídica poderá direcionar parte de seu imposto de renda, pontos de cartão de crédito e tributos fiscais (nota fiscal paulista) que se transformam em soluções educacionais para projetos apoiados e desenvolvidos pelo instituto.
...