Marketing - a relação entre o produtor e o consumidor
Abstract: Marketing - a relação entre o produtor e o consumidor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ca_candido • 29/5/2014 • Abstract • 470 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
2) Fluxo de propriedade:
Seqüência de transações de compra e venda (transferência de posse). Quem detém a propriedade detém também a responsabilidade por perdas, extravios, roubos encalhes, deteriorização…
Sentido: produtor -> consumidor
3) Fluxo de pagamento:
Transferência de recursos financeiros (moeda ou crédito) que remuneram as operações de distribuição.
Sentido: consumidor -> produtor
4) Fluxo de informação:
Trocas de conhecimento acontecidas ao longo do processo. Define responsabilidade por registro de informações, lançamentos em sistemas de controle, relatórios etc.
Sentido: Ambos
5) Fluxo de promoção:
Combinação de esforços feitos pelo produtor e pelos intermediários para estímulo a venda de determinado produto.
Sentido: produtor -> consumidor
Os Intermediários de Marketing
Intermediários de marketing são aquelas pessoas ou empresas que ajudam a empresa produtora a promover, vender, distribuir seus bens, para os compradores finais. Ex: Revendedores, empresas de distribuição física, agências de serviços de marketing e intermediários financeiros.
Tipos de Intermediários:
Comerciante: assume a propriedade pelo produto (assumindo os riscos) para depois novamente transferir a propriedade para outro. Pode ser Atacadista ou Varejista.
Atacadista: vende produtos para serem recendedores (não atendem ao consumidor final) ou para empresas/indústrias que consumam em grande quantidade.
Varejista: vende produtos para os consumidores finais.
Corretor: atua aproximando vendedores de compradores potenciais. Não assume a propriedade.
Agente de vendas: realiza a prospecção de clientes potenciais em nome do produtor, sem assumir a propriedade.
Representante: representa os produtos de um ou mais produtores sem fazer parte da força interna de vendas. Pode ou não assumir a propriedade.
Decisões sobre os Canais de Distribuição “Uma rede (sistema) organizada de órgãos e instituições que executam todas as funções necessárias para ligar os produtores aos usuários finais, a fim de realizar a tarefa de marketing” (Churchill) Tamanho do canal de distribuição De acordo com a adoção e a quantidade de intermediários, os canais de distribuição podem ser diretos ou indiretos, mais curtos ou mais longos.
a) Canais Diretos: Ausência de Intermediários. Em todo o processo de distribuição existe apenas uma transferência de propriedade: do produtor para o consumidor.
Desvantagem: Produtor participa de todas as atividades pertinentes à distribuição.
Vantagem: O produtor tem a oportunidade de conhecer melhor seus clientes e seu mercado, adaptando-se mais rapidamente às mudanças.
b) Canais Indiretos Curtos: Caracterizam-se pela presença
...