Marketing século Xxi
Casos: Marketing século Xxi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardoaguilar • 16/2/2014 • 980 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
Pacto Pesquisas, Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda. quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Mudanças na Administração de marketing
Mudanças na Administração de marketing
Várias tendências e forças importantes estão propiciando um novo conjunto de crenças e práticas por parte das empresas. Os profissionais de marketing estão fundamentalmente repensando suas filosofias, concepções e ferramentas.
Esta nova visão provoca mudanças na administração de marketing executadas pela empresa no presente século.
De acordo com Kotler, 14 grandes mudanças estão acontecendo na administração mercadológica.
Do marketing faz o marketing para todos fazem o marketing
Em geral as empresas estabelecem um departamento, uma gerencia que se responsabiliza pela criação e pela entrega do valor para o cliente. Mas o marketing se tornou muito importante para que fique somente a cargo de um departamento de uma gerencia.
As empresas agora sabem que o marketing não é feito apenas pelo pessoal do marketing- cada funcionário tem um impacto sobre o cliente e deve vê-lo como a fonte de crescimento da empresa.
Também esta se dando maior ênfase à gestão integrada e continua de processos de negócios, como o desenvolvimento de novos produtos, a aquisição e a retenção de clientes.
Da organização por unidades de produtos para a organização por segmentos de clientes
Algumas empresas estão deixando de ser centradas unicamente em produtos, com gerentes de produtos e divisões de produtos para gerenciá-los, para serem mais centradas em segmentos de clientes.
Do fazer tudo para comprar mais bens e serviços de outras fontes
Mais empresas estão optando por possuir marcas, em vez de patrimônios ativos físicos, e cada vez mais está subcontratando atividades de empresas terceirizadas. Sua máxima tem sido terceirizar tudo o que outros possam fazer melhor e mais barato, mas reter as atividades essenciais.
Do uso de muitos fornecedores para o trabalho com menos fornecedores em sistemas de parceria
As empresas estão aprofundando acordos de parceria com fornecedores e distribuidores importantes. Essas empresas deixaram de pensar nos intermediários como clientes e passaram a tratá-los como parceiros na entrega de valor para os clientes finais.
Da dependência de velhas posições de mercado para o descobrimento de novas
Em mercados altamente competitivos, as empresas devem sempre avançar com programas de marketing, produtos e serviços inovadores em sintonia com as necessidades dos clientes. As empresas devem sempre buscar novas vantagens, em vez de simplesmente depender de suas potencialidades do passado.
Da ênfase em ativos tangíveis para a ênfase em ativo intangíveis
As empresas reconhecem que grande parte de seu valor de mercado provem de ativos intangíveis, em especial suas marcas, sua base de clientes, seus funcionários, suas relações com fornecedores e distribuidores e seu capital intelectual.
Da construção de marcas por meio da propaganda para a construção de marcas por meio do desempenho e das comunicações integradas.
Os profissionais de marketing estão deixando de apoiar-se demais em uma única ferramenta de comunicação, como a propaganda ou a força de vendas, e passando a mesclar várias ferramentas para entregar uma imagem de marca consistente aos clientes em cada contato.
Da atração de clientes por meio de lojas e vendedores para a disponibilização dos produtos on-line
Os consumidores podem acessar fotografias dos produtos, lerem especificações pesquisar os melhores preços e termos entre vendedores on-line e clicar para pedir e pagar. A compra business-to-business está crescendo rápido na internet. A venda pessoal também pode, cada vez mais, ser conduzido eletronicamente, com a possibilidade de comprador e vendedor verem um ao outro em tempo real na tela de seus computadores.
Da venda para todos para a tentativa de ser a melhor empresa e atender mercados-alvo bem definidos.
A
...