Mercado A Termo
Exames: Mercado A Termo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Van020687 • 1/10/2013 • 740 Palavras (3 Páginas) • 352 Visualizações
MERCADO A TERMO
A operação a termo é a compra e venda de ações no mercado, com preço fixado e liquidação em prazo determinado, contados a partir da realização do pregão, resultando em um contrato entre as partes interessadas.
A realização de um negócio a termo necessita de uma sociedade corretora que são sociedades financeiras que compram e vendem títulos na bolsa de valores em nome de seus clientes , pois no Brasil não se pode operar diretamente na bolsa de valores, o negócio a termo é semelhante a negociação de um negócio à vista, a sociedade corretora realiza a operação em pregão, por um de seus representantes.
O preço a termo de uma ação é o preço cotado á vista com a adição de juros, que são fixados em mercado, em função do prazo do contrato.
Os prazos permitidos para negociação a termo são de no mínimo 16 dias e no máximo de 999 dias corridos. A ação negociada a termo é denominada de título-objeto.
Toda transação a termo necessita de um depósito de garantia na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia CBLC, que é a empresa responsável por todas as operações de risco realizadas na BOVESPA. Mas o Agente de Compensação e a Corretora poderão exigir depósitos de garantias adicionais, além das exigidas pela CBLC. Essas garantias são exigidas de duas maneiras cobertura ou margem.
Na cobertura, um vendedor a termo pode depositar o título-objeto na CBLC como garantia, essa cobertura dispensa o vendedor de prestar outras garantias adicionais.
A margem é a diferença entre o preço á vista e o preço a termo do papel, acrescido do montante que represente a diferença entre o preço á vista e o menor preço á vista no próximo pregão, com base na volatilidade histórica do título.
A liquidação de uma operação é o pagamento antecipado ou no prazo estabelecido em contrato pelo comprador, e na entrega dos títulos pelo vendedor. Essa operação é feita na CBLC sob sua garantia e fiscalização, assegurando o cumprimento dos compromissos, de acordo com que as partes envolvidas estipularam em pregão.
Existem vários custos ao realizar uma operação a termo que são eles:
Taxa de corretagem que é uma taxa cobrada pelas corretoras para realizar sua ordem junto à Bolsa de Valores, a corretora debita a corretagem, de acordo com suas regras de cobrança, que vão desde valores fixos até porcentagens sobre o valor da operação.
Taxa de registro e liquidação são taxas calculadas sobre o valor total do contrato a termo e cobradas de acordo com as tabelas estabelecidas pela BOVESPA e CBLC.
Emolumentos são valores pagos pelos agentes diretamente a BOVESPA e são cobrados quando se decide operar, e o valor cobrado sobre o total do contrato a termo também é de acordo com as tabelas estabelecidas peça BOVESPA e CBLC.
Tributação é o imposto de renda que incide sobre todas as operações, porém os procedimentos são diferenciados de operações financeiras e não-financeiras.
As principais vantagens dessa operação a termo são:
A proteção dos preços que é quando o investidor espera uma alta nos preços e compra a termo, fixando o preço e se beneficiando desta alta. Ele poderá fazer isso
...