Microsoft
Seminário: Microsoft. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rnatty • 16/4/2014 • Seminário • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 358 Visualizações
Microsoft Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia informática que desenvolve, fabrica, licencia e suporta uma ampla gama de produtos de software. Sediada em Redmond, Washington, EUA, seus produtos mais rentáveis são o sistema operacional Microsoft Windows e o Microsoft Office. A partir do terceiro trimestre de 2009, a Microsoft foi classificada como a terceira maior empresa do mundo, seguindo a PetroChina e a ExxonMobil. É também uma das maiores empresas tecnológicas do mundo.
A empresa foi fundada em 04 de abril de 1975, para desenvolver e comercializar interpretadores BASIC para o Altair 8800. A Microsoft chegou a dominar o mercado de computadores domésticos com sistema operativo MS-DOS, em meados da década de 1980, seguido pela linha de sistemas operacionais Windows. Muitos de seus produtos alcançaram quase onipresença no mercado de computadores desktop. Um comentarista observa que a missão original da Microsoft era “um computador em cada mesa e em cada casa, rodando software Microsoft.”
A Microsoft tem tomado duas vias paralelas em seus sistemas operacionais. Um caminho foi para o usuário doméstico e o outro foi para o utilizador profissional de TI. As rotas dupla tem geralmente levado a versões caseiras ter maior suporte multimídia e menos funcionalidades em rede e segurança, e versões profissionais com suporte multimídia inferior e melhor rede e segurança.
Antes de prosseguirmos com o resumo da história do Windows, gostaria que você confira o vídeo abaixo:
História do Sistema Operacional Windows:
A primeira versão do Microsoft Windows, versão 1.0, lançada em novembro de 1985, faltava um grau de funcionalidade e alcançou pouca popularidade, e era competidor do sistema operacional da Apple. Windows 1.0 não é um sistema operacional completo, mas sim extenção do MS-DOS. O Microsoft Windows versão 2.0 foi lançado em novembro de 1987 e foi um pouco mais popular que seu antecessor. Windows 2.03 (data de lançamento Janeiro de 1988) havia mudado o sistema operacional de janelas lado a lado para janelas sobrepostas.
Microsoft Windows 3.0, lançado em 1990, foi a primeira versão a alcançar amplo sucesso comercial, vendendo 2 milhões de cópias nos primeiros seis meses. Windows 3.0 apresentou melhorias na interface do usuário e as capacidades de multitarefa. Ele recebeu um facelift no Windows 3.1, geralmente disponíveis em 1 de março de 1992. O suporte do Windows 3,1 foi finalizado em 31 de dezembro de 2001.
Em julho de 1993, a Microsoft lançou o Windows NT com base em um novo kernel. NT foi considerado o Sistema Operacional profissional e foi a primeira versão do Windows para utilizar multitarefa. Windows NT viria a ser refeito para funcionar também como um sistema operacional em casa, como o Windows XP.
Em 24 agosto de 1995, a Microsoft lançou o Windows 95, uma versão de consumo, das grandes, que fez mais alterações na interface do usuário, e também usando multitarefa preemptiva. Windows 95 foi projetado para substituir não só o Windows 3.1, mas também o Windows for Workgroups e MS-DOS. Foi também o primeiro sistema operacional Windows para usar os recursos Plug and Play. O Windows 95 trouxe mudanças para a área de trabalho que foram revolucionárias.
O próximo na linha de consumo foi o Microsoft Windows 98 lançada em 25 de junho de 1998. Foi substancialmente criticado por sua lentidão e por sua falta de confiabilidade em comparação com o Windows 95, mas muitos de seus problemas básicos foram posteriormente corrigidas com o lançamento do Windows 98 Segunda Edição (98SE) em 1999.
Como parte de sua linha “profissional”, a Microsoft lançou o Windows 2000 em fevereiro de 2000. Durante 2004, parte do código-fonte do Windows 2000 vazou na internet. Isso era ruim para a Microsoft, o mesmo kernel usado no Windows 2000, foi usado no Windows XP. A versão para o consumidor seguir o Windows 98 foi o Windows Me (Windows Millennium Edition). Lançado em setembro de 2000, Windows Me implementou uma série de novas tecnologias para a Microsoft: mais notavelmente divulgado foi “Universal Plug and Play”. Windows Me foi muito criticado também, devido à vagarosidade, congelamentos e problemas de hardware.
Em outubro de 2001, a Microsoft lançou o Windows XP, uma versão construída sobre o kernel do Windows NT, que também manteve a facilidade de utilização orientada para o consumidor do Windows 95 e seus sucessores. Esta nova versão foi amplamente elogiada em revistas de informática. É fornecido em duas edições distintas, “Home” e “Profissional”. Além disso, o primeiro “Media Center Edition” foi lançado em 2002, com ênfase em suporte para DVD e televisão, incluindo a funcionalidade de gravação do programa e um controle remoto.
Em abril de 2003, o Windows Server 2003 foi introduzido, substituindo o Windows 2000 da linha de produtos de servidor com um número de novos recursos e um forte foco na segurança, o que foi seguido em Dezembro de 2005 pelo Windows Server 2003 R2.
Em 30 de janeiro de 2007 a Microsoft lançou o Windows Vista. Ele contém uma série de novos recursos, a partir de uma interface de usuário redesenhada e mudanças realmente significativas. Mas o Windows Vista tem sido objeto de algumas críticas.
Então, em 22 outubro de 2009 A Microsoft lança o seu mais recente sistema operacional Windows 7.
Telas de abertura do Windows:
Agora vamos dar uma olhada em todas as versões do sistema operacional Windows a partir do Windows 1.01 para as últimas telas de inicialização do Windows 7 em um piscar de olhos. Espero que vocês gostem.
1. Windows 1.01
...