Modelo Portifolio
Casos: Modelo Portifolio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PrieVina • 1/11/2014 • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 414 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 6
2.2.1.1 Medidas de Tendência Central 6
2.2.1.2 Medidas de Dispersão 7
2.2.1.3 Técnicas de Amostragem Probabilística 8
2.2.2 NÚMEROS - ÍNDICES 9
2.2.3 DEFLAÇÃO DE DADOS 9
2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 9
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Microeconomia e Macroeconomia
Principais estruturas de Mercado
O relacionamento entre produtores e consumidores, demanda e oferta, preços e
serviços que ocorre em um determinado mercado, podem ser analisados através das
Estruturas de Mercado.
Podemos definir as estruturas de mercado através do número de empresas produtoras
no mercado, diferenciação do produto e existência de barreiras à entrada de novas
empresas. Dividas em: Concorrência perfeita, Monopólio e oligopólio.
Concorrência perfeita
Em um determinado mercado devemos ter um grande número de produtores e consumidores, onde nenhuma das empresas domina o mercado, mas sim, seu conjunto. Controlando a oferta de mercado, através da demanda de seu produto, que por sua vez determina o preço de equilíbrio, não importando assim a quantidade de produtos ofertada por uma determinada empresa, ela terá que vender o seu produto pelo preço de mercado. Os mercados que mais se aproximam da concorrência perfeita são os mercados baseados em leilões e bolsista, e de alguns produtos agrícolas.
Características do Mercado
O produto ofertado deve ser homogéneo, ou seja igual em todos os aspectos.
Produtores e vendedores não pode afetar o preço do produto, de nemhuma forma, seja pelo tamanho da empresa e produção, ou pelo seu poder de compra.
A entrada e saída da indústria é livre. Esta mobilidade permite que a entrada e saida das empresas, ou dos seus recurso, acontece sem restrições ou complicações.
Transparencia de mercado. Todos os participantes no mercado, compradores, produtores, vendedores têm acesso as informações sobre aquele mercado, permitindo assim uma tomada de decisões corretas.
Bibliografia:
http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-concorrencia-perfeita.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Concorr%C3%AAncia_perfeita
http://www.infoescola.com/economia/concorrencia-perfeita/
http://www.estudopratico.com.br/monopolio-condicoes-consequencias-vantagens-e-desvantagens/
Monopólio
Ter a exclusividade sobre um bem ou serviço, controlando sua demanda e oferta em um determinado mercado, ausente de competição. Exemplos de monopólio são empresas que prestam serviços públicos como companhias elétricas, e de água e saneamento básico.
Para que o monopólio exista é necessário:
Que a empresa possua tecnologias que a auxilie na produção do bem, sem que seu custo seja auto, e mantendo o mercado abastecido;
Detenha o controle de determinado recurso para a produção de seu produto;
Direito de exclusividade de produção em uma região.
Uma das principais conseqüências do monopólio é o domínio dos preços, além do seu aumento, as empresas também impõem valores diferenciados para os mercados de acordo com seus consumidores.
Competição Monopolistica
Esta estrutura de mercado, é o meu termo entre concorrência perfeita e monopólio, havendo a diferença, na produção de bens, que podem de ser variados, existindo assim uma concorrência.
Principais características:
• Grande número de empresas concorrentes, mas com produtos diferenciados em vários aspectos.
• Devido ao grande número de produtos substitutos, as empresas trabalham com uma pequena margem para a variação do seu preço.
• Muitos compradores e muitos vendedores;
• Como os bens e serviços são similares, os vendedores precisão diferenciá-los para garantir a preferência do consumidor final, garantindo assim a sua venda.
• Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, forma de distribuição, tecnologias e etc.
Oligopólio
O oligopólio é caracterizado por um grupo de empresas que domina um determinado mercado. Suas atividades baseiam-se nas estratégias de mercados de suas concorrentes. Seus produtos podem ser homogêneos ou diferenciados. Os preços são geralmente estabilizados, aumentam suas vendas, investindo em outros setores como: qualidade do produto, pós-venda, marketing.
Oligopólio no Setor Supermercadista Nacional e no Estado do Rio Grande do Sul
Com a estabilização da economia Brasileira pelo Plano Real, o setor supermercadista do país abriu suas portas para os investimentos de multinacionais, com um mercado que possui um grande número de consumidores, baixa competitividade, e poucas restrições na legislação. Essas grandes redes comerciais instalaram-se através novas lojas ou comprando as já existentes no mercado. O avanço da tecnologia auxiliou no processo de instalação
...