Motivaçao Empresarial
Artigo: Motivaçao Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelosaltini • 31/10/2013 • 955 Palavras (4 Páginas) • 592 Visualizações
O Papel do Motivador nas Empresas
ASSUNTO: O papel do motivador nas empresas
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Tema: A liderança organizacional, e os procedimentos no sentido de promover a dinâmica motivacional na relação de trabalho.
PROBLEMA
Em que medida um líder gerencial, aplicando técnicas de motivação, pode surtir produtividade na empresa?
OBJETIVOS
1) Destacar o conhecimento do estilo gerencial na motivação dos empregados;
2) Identificar fatores que promovam a motivação dos empregados;
3) Analisar como a empresa reconhece um funcionário bem motivado;
4) Identificar condutas a serem tomadas com o funcionário desmotivado.
JUSTIFICATIVA
A abordagem do tema "A Liderança Organizacional", surgiu da necessidade de identificar fatores capazes de promover a motivação dos empregados e dispor de conhecimentos e habilidades suficientes para despertar ou manter sua motivação no trabalho. O mundo cada vez mais competitivo dos negócios exige altos níveis de motivação das pessoas. Empregados motivados para realizar seu trabalho, tanto individual como em grupo, tendem a proporcionar melhores resultados. As empresas cada vez mais valorizam e investem para o comprometimento dos funcionários, sendo estes mais convocados para fazer parte das soluções e alcance do objetivos das organizações. A motivação, por sua vez, é a chave do comprometimento. É muito mais fácil para as empresas conseguirem pessoas competentes do que comprometidas. E com essa visão, a pesquisa irá trazer elementos adequados para despertar a motivação dos funcionários, buscando o bem-estar psicológico e físico visando a eficiência organizacional.
REFERENCIAL TEÓRICO
O papel do Líder não é fácil, ele deve agir como facilitador. Tem que conhecer cada pessoa da sua equipe, e cada um de maneira diferente, com seus motivos internos.
O Líder deve incentivar aqueles mais inseguros e apoiar os mais arrojados. Deve propiciar condições para momentos criativos, possibilitar a participação e o desenvolvimento, acompanhar o desempenho, dar feedback e principalmente criar elementos motivacionais, capazes de gerar a auto-motivação. O que reforça um comportamento adequado é o resultado positivo. E, se motivação gera resultado, resultado gera motivação.
Fazer com que as pessoas atuem nesse ciclo é o grande desafio da liderança. E isso requer aptidão, paciência e experiência. E , cabe as organizações proporcionar o ambiente favorável para que as pessoas possam exercitar suas auto-motivações.
Segundo GIL, 2001. p. 202, " motivação é a força que estimula as pessoas a agir. No passado, acreditava-se que essa força era determinada principalmente pela ação de outros pessoas (... ) Hoje sabe-se que a motivação tem sempre origem numa necessidade".
Para ARCHER, 1990. p. 8, "motivação é conseqüência de necessidades não satisfeitas. Essas necessidades são intrínsecas às pessoas. Não podem, portanto, os gerentes colocar necessidades nas pessoas. Isso significa que os gerentes não são capazes de motivar, mas satisfazer às necessidades humanas ou contrafazê-las."
Com tantas visões diferentes sobre motivação, os administradores podem usar o conhecimento atual para melhorar sua compreensão de como os indivíduos se comportam . Lyman Porter e Raymond Miles sugeriram que "uma perspectiva sistêmica da motivação será muito útil para administradores".Com perspectiva sistêmica eles querem dizer que todo o sistema de forças que operam o empregado deve ser considerado antes de se poder compreender adequadamente a motivação e o comportamento do empregado. Os administradores que adotam um perspectiva sistêmica aproveitam as idéias das teorias de conteúdo, de processo e de reforço.
( Lymar Porter e Raymond Miles apud STORNER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward, 1985 ).
" A evidência de que de fato uma pessoa não é capaz de motivar outra não pode no entanto, significar que o fenômeno
...