NEGÓCIOS INTERNACIONAIS, CARACTERÍSTICAS DA VENEZUELA
Por: luanaptri • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.568 Palavras (11 Páginas) • 308 Visualizações
INTRODUÇÃO
Localizada na América do Sul, a Venezuela é um país que se destaca principalmente pela sua considerável produção de petróleo. Porém quando se fala na Venezuela muitos estereótipos são relacionados a esse país, tais como chavismo, gasolina barata e violência.
A Venezuela é hoje um dos países que está em maior destaque na economia mundial. Esse destaque infelizmente não está relacionado a sua expansão econômica ou crescimento, mas sim devido a grandes instabilidades que vêm assolando a economia desse país como inúmeros protestos da população.
Esse país merece grande destaque no que a diversidade populacional, assim como o Brasil, a Venezuela é constituído por uma grande variedade de raças, crenças e muitos outros fatores culturais.
MODELOS MENTAIS, ARQUÉTIPOS E ORIENTAÇÕES SOCIAIS/CULTURAIS
2.1 A Sociedade em Termos Socioeconômicos, Formação Étnica, Familiar e Religiosa.
A Venezuela tem uma diversificação de rostos, cor de pele, festivais, maneiras de falar, maneiras de celebrar o relacionamento com Deus, maneira de viver em família. É um país multicultural com 25 idiomas, mas língua nativa oficial é o espanhol e sua principal religião é o catolicismo romano, sendo que 92,3% dos venezuelanos se declaram cristãos, dentre os quais 82,1% pertencem à igreja católica. A coexistência de civilizações na Venezuela tem um pequeno universo de harmonia, igualdade e fraternidade.
Entre 1948 e 1961, 850 mil imigrantes entraram na Venezuela, principalmente oriundos da Europa. A Venezuela tem a segunda maior comunidade Espanhola, Italiana e Portuguesa na América Latina, perdendo apenas para a Argentina, no caso dos dois primeiros e Brasil, no caso do Português, ambos os países com maior população do que da Venezuela. Desde a conquista penetração no país no final do século XV, ocorreu um processo de mestiçagem que gerou diferentes raças e culturas. Hoje Venezuela é caracterizada por um rápido crescimento da população urbana e suburbana, bem como o resgate de comunidades indígenas que havia sido renegado por muitos anos.
Em relação a situação econômica e social da Venezuela apesar de grandes instabilidades econômicas que assolam cada vez mais o país de acordo com um estudo realizado pela ONU em 2012 a Venezuela aparece como o país menos desigual da América Latina. Tal fato ocorre principalmente devido a programas sociais do governo que estão voltados para as classes mais pobres da população.
Porém, mesmo diante desse cenário de desigualdade social no que tange a juventude venezuelana os números oficiais estão demasiadamente longe da realidade. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Social da Universidade Católica, em torno de 1,7 milhão de jovens venezuelanos com idade entre 15 e 29 estão fora das escolas e não tem trabalho. De acordo com o mesmo estudo apenas 42% da população nessa faixa etária frequentam alguma instituição de ensino.
O povo venezuelano possui grande valorização da sua cultura. Durante o governo chavista foi criado o ministério da cultura que impulsionou de forma bastante evidente a valorização das raízes culturais do povo venezuelano. Outro ponto que merece destaque referente a valorização cultural desse povo é a Universidade Indígena da Venezuela, em que todos os professores são voluntários e os alunos tem origem indígena. A educação segue um modelo intercultural em que os alunos aprendem a valorizar a própria cultura, mas também tem acesso a um conteúdo para atuarem no mercado de trabalho.
A CULTURA COMO UM ICEBERG
Ao se falar no país Venezuela logo é possível realizar a associação com gasolina barata, chavismo, violência e crises econômicas. Porém o país tem muito mais a apresentar do que apenas estes estereótipos. Existem alguns fatores que quando se fala em Venezuela muitas vezes não são reconhecidos pelas pessoas, por exemplo, o folclore local e seu culto a beleza.
A Venezuela é um país marcado pela mistura de raças e crenças. A população é tão mestiça quanto os brasileiros, sendo descendentes de índios, espanhóis, africanos, italianos, portugueses, alemães, árabes e outros. Outra característica marcante do povo venezuelano está relacionada à sua cultura folclórica. O folclore popular é marcado por tipos peculiares de linguagem e herança histórica.
Alta Cultura
A cultura artística da Venezuela foi influenciada por diferentes culturas. Entre elas: a cultura indígena, africana e espanhola. Durante o período colonial a cultura venezuelana era fundamentalmente influenciada pelo catolicismo, com isso, muitos ritos culturais foram associados com assuntos espirituais da população. A pintura e a música deste país foram inspiradas pela religião e sempre estava a serviço dela (da religião). Os artistas mais representativos da história foram: Juan Lovera, Martín Tovar, Antonio Herrera Toro, Emilio Maury, Arturo Michelena e Cristóbal Rojas.
Cultura Popular
Músicas
Por ser um país marcado pela diversidade cultural é possível encontrar diversos ritmos musicais nesse país. A música acompanha a atividade diária dos homens e mulheres desse país. Geralmente as canções são feitas em grupos, são músicas bastante tradicionais, de acordo com os costumes daquele povo. Dentre os principais estilos musicais da Venezuela se destacam:
- Salsa que é uma dança de origem cubana, porém muito disseminada em países latino-americanos, ela tem grande destaque na cultura venezuelana, mesmo sendo uma dança sensual que permite que os bailarinos abusem da movimentação do corpo.
- O Merengue, que surgiu na República Dominicana e também criou raízes em países como Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. Utiliza instrumentos musicais como os saxofones, acordeão, trompete e teclado. É uma dança Praticada por casais, e conta com passos rápidos e simples.
- E o Jaropo, que tem origem na mistura das culturas europeia e africana, ao qual deu origem a que é hoje a dança típica da Venezuela.
Culinária
Na Venezuela tem-se a tradição de usar o milho como base para a preparação de muitos pratos. É um grão consumido pelos venezuelanos desde os tempos pré-colombianos, esse ingrediente é uma fonte de subsistência para grande parte da população. Dentre os pratos feitos com esse ingrediente é possível destacar:
...