Negociação - Conceitos gerais
Projeto de pesquisa: Negociação - Conceitos gerais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegopequeno12 • 6/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 398 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE ANAPOLIS
ADMINISTRAÇÃO
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
ATPS
I Etapa
ANÁPOLIS - 2014
PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
SUELENA MACEDO CANONICI
Andressa Coli D’Leal Cruz
Desyrée Martins de Morais
Diego de Souza Pequeno
Jaqueline Calmom Barbosa
Kairo César Silva Miranda
Laiane Barbosa Vasconcelos
Maísa de Sousa Bueno
Michele Rodrigues
Raquel Lopes Batista
Sara Gleyce dos Santos Silva
RA: 9902001535
RA: 8091889068
RA: 8087885895
RA: 8425989024
RA: 8060773759
RA: 8205969722
RA: 8096908160
RA: 9902004609
RA: 8074811203
RA: 8412993167
INTRODUÇÃO
Na primeira etapa Desta Atividade Prática Supervisionada, nós iremos conceituar o termo "negociação” em uma visão sistêmica, comparando a teoria com a prática. Desenvolveremos a capacidade de trabalhar em grupo, formando um comitê onde cada membro tem a sua função específica, escolhendo assim, dentro do grupo as melhores opções a serem abordadas na apresentação.
DESENVOLVIMENTO
Negociação – Conceitos Gerais
Passo 01
01) “Negociação como filosofia, implica a aceitação dos valores que embasam uma administração participativa, os ideais de direitos humanos e justiça social, bem como os pressupostos de corresponsabilização por resultados” (Matos 1989).
02) “Negociação tem muito a ver com a compreensão clara de nossas motivações e das motivações do outro lado envolvido no processo”. (Acuff 1993).
03) “Negociação é um ponto de vista estratégico, que exige uma série de passos, que são importantes para identificar questões básicas como: metas tangíveis, metas emocionais e simbólicas, resultados desejados e impactos esperados nos relacionamentos. (Lewicki et al. 1995).
Semelhanças entre as Teorias de Negociação
Passo 02
Segundo nossos estudos, existem três tipos básicos de negociação: as distributivas, as integrativas e as criativas. Negociação é o propósito, os interesses, a oportunidade, a persuasão, a troca e a ética. Quando falamos em teorias de negociação certamente iremos nos deparar com diversos desses elementos que configuram o ato de negociar, parar que, diante de determinada questão possamos com competência avaliar quais as devidas atitudes tomar para que as partes atinjam o seu propósito, ganha-ganha. A principal característica encontrada analisando as diferentes teorias de negociação se baseiam no fato em que, a partir de uma idéia concreta ou não, pode-se com sabedoria, competência, agilidade e sobre tudo foco no resultado, encontrar a melhor proposta, o caminho para se alcançar os objetivos finais da empresa.
Pontos em comum:
• Pode-se perceber que a empresa tem por propósito a conscientização da população em relação a um meio ambiente melhor, buscando resultados que venham a proporcionar uma melhor qualidade de vida ao homem, gerando assim esse processo de argumentação, que por negociações com empresários influentes podem resultar na expansão do projeto. Surgindo novas oportunidades para que o grupo possa com o apoio financeiro de seus contribuintes apresentar a ONG seu fedback.
• Tendo em mente o foco do empreendedorismo que visa o ganho. Enquanto a ONG ganha realizando seu propósito que reestrutura as formas de preservação ao meio ambiente, os “chamados” contribuintes (empresários) alcançam o seu objetivo que é satisfeito na divulgação de sua empresa no mercado, vistos que, são empresas parceiras com objetivos que lidam com um retorno que trás melhoria a sociedade.
Conclui-se que, ambas as partes saem satisfeitas, pois, alcançaram seus objetivos. Com comunicação e marketing foram atrás de seus propósitos proporcionando-lhes um contentamento. Viram um no outro a oportunidade de chegar a seus determinados ideais, onde juntos no processo de negociação foram capazes de fundir seus interesses, formando assim, um processo em comum, que os levaram a adequar seus valores para chegar ao bem próprio e/a sociedade.
...