Negociação é Preciso
Exames: Negociação é Preciso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fmarangoni • 30/6/2013 • 1.737 Palavras (7 Páginas) • 435 Visualizações
Resumo Capitulos 1 e 2
Parte I
O seis fundamentos da Negociação Efetiva
1) O primeiro Fundamento: SEU ESTILO DE NEGOCIAÇÃO
a) Caminhos da Negociação
Em geral as pessoas negociam de maneiras similares em quase todas as culturas e executam essa prática desde o início dos tempos.
As negociações tratam fundamentalmente das normas de reciprocidade implícitas em tais relacionamentos. As negociações, em geral, seguem um identificável caminho de quatro passos: Preparação, troca de informações, negociação propriamente dita e comprometimento.
A negociação é, em resumo, um tipo de dança universal de quatro etapas ou passos. E funciona muito melhor quando os dois lados são experientes dançarinos.
b) Somos todos Negociadores
A negociação é uma forma básica, especial da comunicação humana , mas não é sempre que percebamos que a estamos praticando. Uma definição simples de identificar uma negociação:
Uma negociação é um processo de comunicação interativo que pode ocorrer quando queremos algo de outra pessoa ou quando outra pessoa quer algo de nós.
Exemplo 1 : Uma chuva forte interrompe a energia elétrica, e um vizinho pede ajuda, não paramos para negociar, simplesmente atendemos.
Exemplo2: Se a empresa onde trabalhamos nos pede para executar um serviço não-programado para um cliente, nos adaptamos e atendemos.
Em nossos negócios e profissões, dependemos da habilidade de negociação para conseguir o que desejamos. As negociações nas empresas e instituições para solucionar problemas internos, estão entre as situações de negociação mais comuns e problemáticas.
Muitas pessoas sentem-se preocupadas e aborrecidas a respeito da negociação e ficam ansiosas. O conhecimento sobre o processo e a estratégia de negociação ajuda a reduzir essa ansiedade.
c) Qual é o seu estilo?
Seu estilo pessoal é uma variável vital na negociação. Se não souber o que seu instinto e intuição irão lhe dizer que faça, sob determinadas condições, você terá um árduo trabalho para planejar estratégias e reações eficazes.
5 estilos de negociação em ordem decrescente de agressividade
1) Competidores
2) Solucionares de problemas
3) Transigentes
4) Prestativos
5) Que evitam Conflitos
Evita Conflitos: Detesta Conflitos Interpessoais, Não gosta de jogos com ganhadores e perdedores, Tenta se esquivar de situações que possivelmente terminem em desacordo, Preferem a paz e o silêncio, seja na vida pessoal e profissional.
Transigentes: Pessoas justas, interessadas em manter relações produtivas com outras pessoas, Prezam por acordos que contemplam cada um dos lados com partes equitativa, preservam o relacionamento do que uma que lhes conceda um resultado vantajoso, não gosta de participar de processos de negociação, mas não se esquiva dela tampouco.
Prestativo: Gosta de resolver conflitos interpessoais, solucionando problemas de outras pessoas.
Competidores: Acima de qualquer coisa, gostam de ganhar, estão dispostos a correr riscos, ganhar mais dinheiro do que qualquer outra pessoa que esta negociando.
Solucionador de Conflitos: É o mais difícil de ser implementado, busca resolver o problema básico, encontra a solução mais elegante apresentando várias opções, é especialmente útil em negociações complexas tais como enfrentadas por diplomatas.
d) ESTILO COOPERATIVO X COMPETITIVO
Cooperativo: Conseguem trabalhar em conjunto e solucionar todos os problemas que desejarem, empenha esforços colaborativos, compartilha informações e faz ofertas iniciais justas e brainstorming. Se estiver negociando com um outro cooperativo, são as negociações mais fáceis.
Competitivo: Finge que trabalha em conjunto, são difíceis de ser “convertidas” em cooperativas pois sempre enxergam seus oponentes como competitivos.
Dica: É sensato usar alguns minutos do início da negociação para avaliar com quem exatamente está negociando, analise seu oponente e veja qual é o estilo que ele usa. Não perca tempo tentando converter os outros para seu estilo.
e) Passando do estilo à efetividade
Muitos atributos fazem parte de um negociador habilidoso, porém a efetividade é muito mais uma questão de atitude do que habilidade. Quatro hábitos chave, por funcionarem bem e por permitirem que você seja você mesmo à mesa de negociação:
• Disposição para se preparar
• Expectativas elevadas
• Paciência para ouvir
• Compromisso com a integridade pessoal
Disposição para se preparar: A pesquisa a respeito da importância da preparação é ampla. Quase todos os estudos de investigação sobre negociação confirmaram sua importância.
Expectativas Elevadas: As pessoas que esperam mais, em geral conseguem mais. Estabelecer expectativas elevadas é fácil para as pessoas competitivas, mas requer o esforço das pessoas transigentes e prestativas. Caso seja uma pessoa cooperativa, eleve suas expectativas, respeitosamente peça mais, insista pouco, você ficara surpreso com o resultado.
Paciência em ouvir: É difícil exagerar sobre a importância da habilidade de ser um ouvinte nas negociações. O ato de ouvir lhe permite obter o conhecimento. Se possuir expectativas elevadas para pessoas cooperativas, ouvir requer esforço para os competitivos.
Frequentemente se consegue mais descobrindo o que a outra pessoa quer do que por meio de argumentos inteligentes que sustentem sua própria necessidade.
Compromisso com a integridade pessoal: Os negociadores são eficazes e confiáveis. Os negociadores habilidosos prezam por
...