Noção de stocks merchandising
Por: taniarub • 4/1/2016 • Projeto de pesquisa • 1.593 Palavras (7 Páginas) • 324 Visualizações
STOCKS E MERCHANDISING
OBJETIVO
[pic 1]
- Identificar os fundamentos da gestão de stocks.
- Caracterizar a política de gestão de stocks e actuar em conformidade.
- Enumerar e definir os princípios fundamentais da gestão de um armazém.
- Enunciar todos os aspectos envolvidos na recepção, aprovisionamento e acondicionamento dos diferentes tipos de produtos.
- Recepcionar e conferir mercadorias e fornecedores.
- Diagnosticar e conhecer os diferentes factores que intervêm na optimização de um espaço comercial.
- Aplicar as técnicas de promoção do produto.
- Identificar e aplicar as técnicas de merchandising que valorizam o produto, rentabilizam o espaço e que criam ou modificam o desejo de compra.
NOÇÃO DE STOCK
Stock é um conjunto de unidades de cada artigo que constitui determinada reserva, aguardando satisfazer uma futura necessidade de consumo (por exemplo, 100 litros de água destilada, 2500 caixas de lápis, 3000 toneladas de sulfato de amónia). O conjunto de todos os artigos constitui o stock global da empresa. Por sua vez, consumo refere-se à saída de unidades de um artigo de armazém ou à sua utilização final. Assim, para o gestor de stocks o consumo verifica-se quando algumas ou todas as unidades de um artigo saem do armazém, mas para o cliente de uma camisaria consumo será a utilização da camisa que comprou. |
INTRODUÇÃO
Para a maior parte das empresas, e em especial para as da área comercial, o objetivo final do Marketing é vender produtos de forma rentável, mantendo com os seus clientes uma relação de longa duração.
Os estudos de mercado, política de preços, de distribuição e de comunicação, são passos indispensáveis para a venda, mas regra geral não são por si só suficientes para provocar no potencial cliente o ato de compra propriamente dito.
O Merchandising, uma técnica de venda aplicada ao ponto de venda, visa desencadear a compra imediata, através de um conjunto de métodos que têm como fim último a apresentação e a avaliação dos produtos nos locais de venda.
Uma correta exposição do produto no ponto de venda faz o consumidor tomar sucessivas decisões, que no confronto direto se deixará seduzir por um espaço de venda apelativo.
Projetando o Marketing no espaço de venda, poderemos considerá-lo como o conjunto de métodos e técnicas que têm como objetivo proporcionar ao negócio e especificamente aos produtos um papel ativo, através da sua presença, apresentação e posicionamento, otimizando resultados, ou seja, gerando lucros para a empresa.
A aproximação e o entendimento entre quem vende e quem compra tornar-se-á cada vez mais importante, pois a loja é um produto no seu todo, um ponto de convergência de interesses e atenções.
Vendedor e comprador são agora observadores atentos, conscientes de que para um consumidor cada vez mais informação são necessárias estratégias concertadas.
O desenvolvimento do negócio deverá centrar-se em dois vetores: manutenção de relações duráveis (fidelização pela satisfação) e rentáveis, bem como a animação do ponto de venda.
GESTÃO ECONÓMICA DE STOCKS
após CONHECER - evolução dos stocks procura FORMULAR - previsões dos consumos [pic 2] para TOMAR DECISÕES quando quanto encomendar [pic 3] e CONSEGUIR melhor qualidade de serviço mínimo custo |
...