Notas Sobre Varejo
Por: jociap • 22/8/2019 • Abstract • 755 Palavras (4 Páginas) • 113 Visualizações
O varejo precisar trabalhar o online com a loja física para que ele continue competitivo. Cada dias mais as pessoas buscam não só a comodidade pois os dias de hoje a vida das pessoas são corridas ,como a segurança de poder comprar em casa . É claro que existem as pessoas que optam por compras em estabelecimentos tradicionais.
Olá Fernando, algumas empresas estão juntando os dois tipos de varejos, em algumas empresas é possível comprar on line e retirar na loja física. Será que essa não seria uma boa opção? Bons estudos.
De acordo, com a disciplina na Unidade 2, na vídeo aula 3, que descreve sobre Inovação: A arma para conquistar consumidores no varejo, nos mostra bem esses exemplos.
O varejo está juntando uma forma de fazer diferente. Assim, estabelecendo a ideia do: No on e No off .
Ex: Ponto Frio e Casas Bahia que conseguiram reproduzir "o trazer para você", um modelo inovador, dentro da ideia de distribuição. Onde você pode comprar o produto na sua casa e ir na loja fazer a retirada, utilizando o modelo de entrega "pick- up in store", isso é, conveniência para o consumidor e para o varejista, que não precisa se preocupar com o custo da logística e de segurança do produto. Permitindo que o consumidor compre mais pela internet, escolhendo a unidade mais próxima da sua casa para retirada do produto e comprando com o custo mais reduzido.
Esse tipo de operação hoje, corresponde 28% de todo o comércio eletrônico, via varejo.
Referências:
ALVES, Ronaldo J. Marketing de Varejo. Rio de Janeiro: ILUMNO. E-book. UVA 2019
Dentro de uma realidade emocional do cliente ainda não tão segura com o mundo virtual, a loja física exerce um papel importante na decisão de compra, em muitas das vezes.
Além do estado emocional, os fatores físicos, relacionados ao próprio local de compra dos produtos/serviços, como por exemplo, os sons, os aromas, a iluminação e as propagandas, influenciam na decisão de compra do consumidor.
Referências:
SAMARA, B. S. MORSCH, M.A. Comportamento do consumidor:conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2006 (adaptado).
Não devemos pensar em “como o varejo pode prosperar em um mundo sem lojas”, devemos pensar em como o varejo sem lojas pode ser um aliado do varejo com lojas e vice e versa, integrando online e offline.
É primordial compreender o consumidor multicanal que está cada vez mais exigente e buscando um atendimento personalizado. Diante disso, precisamos levar uma experiência mais significativa para eles, com um ambiente diferenciado, variedade de produtos, marketing de experiência e etc.
Atualmente, o uso de dados é uma estratégia e tanto nesse processo.
Afim de conhecer ainda mais seus clientes, a empresa Centauro usa a tecnologia como aliada em sua rede de lojas físicas.
"Em nossas novas lojas, o vendedor pode escolher três itens, e um algoritmo com inteligência artificial dá as outras três opções", explicou Zemel.
Como visto na entrevista com o CEO da Centauro para a starse.com. (Links to an external site.)
Além disso, os clientes da Centauro podem efetuar suas compras online e retirar na loja de maneira rápida e eficiente, assim como outras lojas já estão adotando esta prática.
A empresa de piscinas IGUI lançou uma ferramenta para a simulação do projeto de piscina no quintal do cliente.
“É uma ferramenta que auxilia todos os envolvidos no projeto: o consumidor, que vai ter uma perfeita visão de como vai ficar sua piscina no local escolhido;
...