O Ambiente De Marketing
Trabalho Universitário: O Ambiente De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eljohn007 • 13/11/2013 • 2.470 Palavras (10 Páginas) • 888 Visualizações
O AMBIENTE DE MARKETING
O ambiente do marketing é constituído de atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade de administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus consumidores. O ambiente do marketing oferece oportunidades e ameaças, e as empresas bem sucedidas sabem que são vitais observações e adaptação constante às mudanças do ambiente.
Os profissionais de marketing são os maiores responsáveis pela identificação das mudanças significativas do ambiente. Mais do que qualquer outro do grupo, eles devem pesquisar as tendências e oportunidades da empresa. Realizando um escaneamento ambiental sistemático, os profissionais de marketing tornam-se aptos a reaver e adaptar as estratégias para enfrentar novos desafios e oportunidades no mercado.
O ambiente de marketing é composto pelo Microambiente e pelo Macroambiente.
O Microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam a sua capacidade de servir seus clientes, a empresa, os fornecedores, os canais de marketing, os mercados, os concorrentes e os públicos.
O Macroambiente consiste em forças maiores que afetam todo o Microambiente, forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
O MICROAMBIENTE
A tarefa da administração de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. Mas essa tarefa não pode ser realizada apenas pelos gerentes de marketing. O sucesso deles depende dos outros agentes do Microambiente da empresa, outros departamentos da empresa, fornecedores, clientes, concorrentes e vários outros públicos.
A Empresa
Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração, os departamentos de finanças, de pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing. Segundo o conceito de marketing, todas essas funções devem “pensar” no consumidor e coexistir em harmonia para oferecer valor superior e satisfação ao cliente.
Os gerentes de marketing devem trabalhar em conjunto com os outros departamentos da empresa, pois todos os departamentos em conjunto têm um impacto sobre os planos e as ações do departamento de marketing.
Os Fornecedores
Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Deles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing. Os gerentes de marketing devem controlar os suprimentos, as greves e outras ocorrências que podem prejudicar as vendas no curto prazo e a satisfação do cliente no longo prazo. O aumento dos custos dos suprimentos pode forçar também o aumento dos preços, prejudicando assim o volume das vendas da empresa.
Os Intermediários de Marketing
Ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens para os compradores finais. Os principais intermediários estão:
Os revendedores: são canais de distribuição – atacadistas ou varejistas.
Os operadores logísticos: ajudam a empresa e estocar e transposrtar bens de seuspontos de origem a seus destinos.
As agências de serviços de marketing: são as empresas de pesquisa de mercado, asagências de propaganda, as assessorias de imprensa e as empresas de consultoria demarketing.
Os intermediários financeiros: são os bancos, as financeiras, as seguradoras e outros negócios.
Os mercados de clientes
A empresa precisa estudar detalhadamente o mercado onde se encontram seus clientes.
Mercados Consumidores: indivíduos e famílias que compram bens e serviços paraconsumo pessoal;
Mercados de Negócios: compram bens e serviços para processamento posterior ou parautilizá-los em seu processo de produção;
Mercados Revendedores: compram bens e serviços para revendê-los com uma margemde lucro.
Mercados Governamentais: são constituídos de órgãos do governo que compram bens eserviços para produzir serviços públicos;
Mercados Internacionais: são compradores de outros países (incluindo consumidores, produtores, revendedores e governos).
Os Concorrentes
Não existe uma estratégia de marketing competitiva ideal para todas as empresas, cada uma deve considerar seu tamanho e sua posição no setor, comparando esses dados com os de seus concorrentes.
Os Clientes
A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler a empresa pode ter cinco tipos de clientes: O mercado consumidor (indivíduos e famílias), o mercado industrial (compra bens e serviços para processamento ou para usá-los em seus processos de produção), o mercado revendedor (compra para revender), o mercado governamental (órgãos do governo que compram bens e serviços), o mercado internacional (compradores estrangeiros). Cada tipo de mercado tem características especiais que exigem um cuidadoso estudo por parte do vendedor.
Os Públicos
O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa e atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: Público financeiro, público da mídia, público do governo, público de defesa do consumidor, público local, público geral, público interno. A empresa pode preparar planos de marketing para seus principais públicos e também para seus mercados clientes.
O MACROAMBIENTE
Estas análises dos ambientes auxiliam o profissional de marketing a desenvolver suas estratégias de trabalho, garantindo o retorno de seus investimentos, gerando lucro para a empresa e respeitando os princípios da responsabilidade social, junto às comunidades e meio ambiente.
A Empresa e todos os outros atores operam em um Macroambiente, conjunto
...