O DESAFIO EMPRESARIAL FRENTE À OCIOSIDADE PRODUTIVA
Artigos Científicos: O DESAFIO EMPRESARIAL FRENTE À OCIOSIDADE PRODUTIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lasarolima10 • 11/10/2013 • 15.223 Palavras (61 Páginas) • 699 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A EMPRESA...........................................................................................................4
2.2 A SOLUÇÃO DA EMPRESA..................................................................................5 2.3 A SOLUÇÃO PARA A EMPRESA SEGUNDO O GRUPO.....................................5
3 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO ..............................................................6
3.1 ERGONOMIA.........................................................................................................6
3.2 NR 17 - NORMA REGULAMENTADORA 17 / ERGONOMIA................................7
3.3 IMPORTÂNCIAS DA ERGONOMIA NO TRABALHO............................................8
3.4 RISCOS ERGONÔMICOS E SEGURANÇA NO TRABALHO..............................8
CONCLUSÃO..............................................................................................................9
REFERENCIAS..........................................................................................................10
APENDICES...............................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Nas organizações empresariais hoje é cada vez maior a necessidade de inovar. Fenômenos como a globalização dos mercados, a revolução científica e tecnológica e o desenvolvimento dos meios de comunicação fazem com que a competitividade entre as empresas e a busca pela excelência de produtos e processos aumentem cada vez mais, tornando-se necessária a criação de produtos e processos novos para a sobrevivência das organizações.
No trabalho abordado por este grupo, foi tomado como temas: a questão relacionada a ociosidade produtiva dos colaboradores na empresa analisada, e como o estilo de gestão e de liderança servem de instrumentos de estratégia, que poderão solucionar e combater os problemas que ocasionam a baixa produtividade.
O grupo realizou pesquisa de campo na empresa Norte Gases – estabelecida em Castanhal – Pará, fazendo um estudo do funcionamento da mesma.
No segundo momento, a equipe abordou a Ergonomia enquanto ciência e sua importância relacionada não apenas ao estudo e desenvolvimento que propiciem conforto na execução das mais diversas tarefas do dia a dia do homem, como também a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A EMPRESA
A empresa Norte Gases está classificada como um uma Microempresa. Presta serviço na área de abastecimento de gases nobres.
O tipo de administração da empresa é contemporâneo e possui uma liderança participativa, segundo a direção da organização.
Com o objetivo de motivar e desenvolver o comprometimento das pessoas, a liderança participativa é a maneira mais eficiente de desenvolver equipes e torná-las mais produtivas por meio do exercício de motivar pessoas, possibilitando aos colaboradores e participantes a oportunidade de repensar e discutir idéias, problemas e possíveis soluções. Com ênfase nos principais conceitos de liderança e no trabalho em equipe para motivação. Liderança não é um cargo hierárquico. É uma competência profissional que deve estar presente em cada um de nós, de forma pessoal que interfere muitas vezes na nossa vida profissional. Essa maneira de entender a liderança diz respeito às nossas responsabilidades, às nossas atitudes.
Ao visitar a empresa NORTE GASES, fizemos o questionamento, exaltamos a pergunta do texto em relação a “Ociosidade”, e a resposta foi imediata: “Sim, nós temos esse tipo de problemas aqui em nossa empresa”, e o gerencia enfatizou: “Acho que esses problemas são comuns em todas as empresas bem como em toda sociedade”. Com isso perguntamos: Que tipo de problemas com ociosidade produtiva a empresa passou?
Como se trata de distribuição gases medicinais e indústrias tínhamos alguns clientes diferenciados tais como: hospitais e clinicas, e laboratórios para o atendimento mais preciso. O tempo é fator essencial para o atendimento emergencial.
A distribuição de entregas é destinada a cada equipe, junto com o seu manifesto de cargas e roteiros. Visto que, algumas equipes concluíam as suas entregas e outras não, todas trabalhando dentro do mesmo espaço de tempo para cada entrega, em suas devidas rotas. A gerência constatou que existia uma equipe que não finalizava todas as suas entregas em tempo. Com isso a empresa passou a fazer monitoramento individual do roteiro de entregas, onde se descobriu que a ociosidade era o fator principal, tendo ainda, na falta de comprometimento de seus colaboradores envolvidos, outro problema, visto que suprimiam o serviço e suas obrigações profissionais em prol dos seus interesses pessoais.
2.2 A SOLUÇÃO DA EMPRESA
A solução encontrada pela gerência foi conscientizar todo o grupo envolvido, explicando e detalhando os efeitos negativos da situação tanto para a empresa quanto para os colaboradores e os efeitos positivos com dissolução do problema em questão. Ao mesmo tempo em que planejou um remanejamento em todas as equipes, fazendo um rodízio dentro das escalas por grupo e implantando um novo sistema motivacional baseado em desafios, metas e bonificações. Assim sendo, o espaço de tempo nas entregas fora total preenchido, ou seja, aproveitamento positivo integral do tempo se atingindo os objetivos almejados. Não sobrando mais espaços
...