O Estudo de Caso - Mariana
Por: 250805 • 30/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 512 Palavras (3 Páginas) • 713 Visualizações
1) De que maneira Mariana poderia desenvolver o processo de sucessão na empresa, levando em consideração o perfil de um gestor contemporâneo?
Um Gestor Contemporâneo é caracterizado pela sua proatividade em acompanhar as mudanças de mercado e agir conforme a necessidade do negócio e dos seus stakeholders. Por isso, a melhor maneira da Mariana desenvolver o processor de sucessão na empresa é sendo capaz de prever antecipadamente as mudanças que podem impactar seu negócio e saber lidar da melhor forma com a situação, por meio de um elaborado planejamento estratégico.
A partir do planejamento estratégico, Mariana poderá centralizar, primeiramente, a comunicação interna da empresa através de uma ferramenta de comunicação corporativa. Assim, antes de externar as mudanças a serem implantas na organização, ela poderá informar e alinhar com seus profissionais de forma clara e transparente.
2) Como a gestão do conhecimento pode contribuir para a melhoria dos processos internos e impactar na competitividade da empresa?
A Gestão do Conhecimento baseia-se na organização do conhecimento adquirido pelos colaboradores, a fim de serem utilizados de maneira inteligente e inovadora e também como vantagem competitiva em possíveis oportunidades de melhoria que a empresa e seus processos venham a ter.
Os benefícios dessa gestão são diversos, podendo ser citados: otimização de processos, redução de custos, agilidade na tomada de decisão, entre outros benefícios.
Além da manutenção do conhecimento, Mariana poderá estimular o conhecimento de seus profissionais através de treinamentos e trocas de experiências através de ações internas lideradas pelo time de endomarketing e o time de gestão de pessoas.
3) Como a gestão da qualidade pode aprimorar a operação da empresa e impactar positivamente na imagem da empresa frente ao mercado?
As organizações contemporâneas precisam saber exatamente o que o público alvo espera dos produtos ou serviços ofertados pela empresa, uma vez que a Gestão de Qualidade se aplica na busca pela satisfação plena dos consumidores.
A qualidade de um produto ou serviço é definida por uma série de fatores como o design, facilidade de uso/instalação, interface amigável, tempo de duração, disponibilidade, entre outros aspectos. Quem dita a se um produto ou serviço é de boa qualidade, são aqueles que o consome. Ou seja, os clientes.
Por isso é importante estar atento aos desejos e necessidades do consumidor, bem como o que ele procura.
4) Mariana vive em um mundo globalizado e dinâmico, marcado por temas como “Indústria 4.0” e “Economia Compartilhada”. Como essas temáticas poderiam inspirá-la a inovar na gestão da empresa que está assumindo?
O avanço tecnológico possibilita que as empresas inovem e renovem seu modo de fazer negócios, isso porque as possibilidades são muitas.
A tecnologia quando utilizada de forma inteligente se torna muito benéfica para quem a utiliza.
Para acompanharem as tendências de mercado, as empresas precisam mudar constantemente para se adequarem as exigências dos consumidores.
No
...