O Estudo de Caso – Zipcar
Por: Caroline Dias • 18/3/2021 • Trabalho acadêmico • 897 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
Estudo de caso – Zipcar
01- A Zipcar deixa a imagem de mera empresa de aluguel de carros como suas concorrentes e passa a vender um estilo de vida. Inicialmente se oferta para um público preocupado com as questões ambientais, pois quanto mais pessoas compartilhando carros, menos carros estarão circulando e menos gases poluentes serão emitidos. Após essa jogada, a empresa decidiu ir atrás de outros clientes e para isso começou a mostras as vantagens sociais e principalmente financeiras de se compartilhar. A Zipcar consegue atender a um propósito maior de consciência ambiental, mas também consegue diminuir os custos de uma família que opta pelo compartilhamento e até mesmo de alguém que só queira desfilar com um belo carro.
02- A Zipcar é uma marca que pode ser muito bem associada a sustentabilidade, a defesa do meio ambiente e a conscientização do seu público para com questões ambientais. Porém, ela não deixa de estar ligada ao lado econômico, pois garante uma grande diminuição nas despesas fixas de quem escolhe compartilhar um automóvel. A disponibilidade, a facilidade e a disponibilidade se somam as vantagens de compartilhamento até mesmo para pessoas que precisarão, até...quem sabe?! Apenas transportar um sofá, assim como foi uma das iniciativas para divulgação da marca.
03- Quando os benefícios se somam a crenças e valores bem definidos que possam gerar valor aos clientes, essa receita vira chave para um enorme sucesso e futuro brilhante. Assim como a Zipcar posiciona-se como uma empresa que vende um estilo de vida e que comprava isso, melhorando consideravelmente o ambiente em que o serviço é prestado, no caso os grandes centros urbanos, que são amplamente povoados e que são responsáveis por grandes danos ao meio. A união desses três itens: benefícios, crenças e valores são a grande força da empresa.
04- Como a empresa já se tornou parte da vida de tantos usuários que estão com os valores da empresa enraizados em suas mentes, isso faz com que a concorrência tenha um grande desafio para chegar ao mesmo patamar da Zipcar, apenas uma grande disparidade e fuga de fundamentos por parte da empresa ou um mix de novas experiências e serviços disruptivos para que novas empresas consigam chegar.
Atividades de pensamento crítico
Fazer com que um serviço que é intangível e um produto que é tangível seja ofertado ao cliente faz com que o serviço diminua sua intangibilidade, exemplo: serviço de internet é intangível, porém, o roteador e o modem que o acompanha, é tangível. Tornar a experiência no local onde será ofertado o serviço, um local que proporcione bons momentos ou que o arremeta a algo, um cheiro próprio, uma sala de espera confortável, podem mexer com os sentidos do cliente. A padronização e a disponibilidade e facilidade no atendimento, a possibilidade de um bom atendimento se repetir, amenizam a intangibilidade, a proximidade no atendimento como nos casos do Hurb e Magazine Luiza que têm seus meios de comunicação integrados, o que gera no cliente, uma sensação de conforto e controle. E quando esses atendimentos não funcionam, ter meios que possam amparar o cliente, materiais em sites, perguntas frequentes que possam ampará-lo.
Estudo de Caso – Caso Telefônica
01- A marca Vivo é uma marca completamente difundida e fixada nas mentes dos brasileiros que devido a escala
...