O FENÔMENO FAN FICTIONS COM O ADVENTO DA INTERNET: COMPORTAMENTO E MOTIVAÇÕES DE ESCRITORES
Por: Eduardo Leal • 8/3/2018 • Artigo • 5.639 Palavras (23 Páginas) • 198 Visualizações
O FENÔMENO FANFICTIONS COM O ADVENTO DA INTERNET:
COMPORTAMENTO E MOTIVAÇÕES DE ESCRITORES.
Eduardo Leal Velho
Pós-Graduado em Marketing Estratégico (2015) e Graduado em Administração (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Possui experiência na área de marketing, atuando principalmente em planos estratégicos e relacionamento com clientes internos e externos. CPF: 083.015.580-97
E-mail: eduuardoleal@gmail.com
Endereço profissional: Rua Ana Raupp de Sá, 537 – Nova Belém – 88490-000 – Paulo Lopes/SC.
Telefone: (48) 9967-7175 ou (48) 3253-0401
Cátia Melissa Silveira Rodrigues
Possui graduação em Comunicação Social - hab. Relações Públicas pela Universidade do Vale do
Rio dos Sinos (2000) especialização em Comunicação Integrada e Marketing (2002), e Mestrado
em Ciência da Linguagem, área de concentração em Linguagem, mídias e processos discursivos
(2009), na Unisul. Atualmente desenvolve atividades de docência universitária nas modalidades
presencial e a distância na Unisul. Já atou em assessorias de coordenação de cursos, bem como
coordenadora responsável pela área de comunicação e marketing do Campus Virtual, da
Universidade. Tem experiência na área de comunicação e marketing, atuando principalmente nos
seguintes temas: marketing, comunicação, relacionamento com o cliente, administração e relações
públicas.
E-mail: catia.rodrigues@unisul.br
Endereço profissional: Av. dos Lagos, 41. Cidade Universitária Pedra Branca – Palhoça/SC.
Telefone: (48) 3279-1229
O FENÔMENO FANFICTIONS COM O ADVENTO DA INTERNET:
COMPORTAMENTO E MOTIVAÇÕES DE ESCRITORES.
RESUMO
Com o advento da internet, muito se tem ganho em diversos aspectos, ainda mais que a tecnologia permite a praticidade como requisito básico para o dia-a-dia. Novas produções têm surgido com tal evolução, trazendo a tona um tema bastante recorrente principalmente entre adolescentes e jovens, as fanfictions. As fanfics, como também são chamadas, são as histórias escritas de fãs para fãs, universo no qual o escritor se baseia em uma inspiração já lançada e altera o universo de acordo com sua vontade e aspirações. Os sites de fanfictions auxiliaram na explosão deste fenômeno e hoje, milhares são os usuários deste tipo de plataforma. As motivações e interesses destes usuários, embora distintos de pessoa para pessoa, possuem características semelhantes quando analisadas. Ao entrevistar usuários de plataformas, com idades e de regiões distintas, foi possível distinguir aquilo que os une em prol da criação de novas histórias.
PALAVRAS-CHAVE: Fanfictions, comportamento, motivação, internet.
ABSTRACT
Since the arrival of the Internet, there has been much improvement in many aspects, especially because technology allows practicality as a basic requirement in everyday life. New productions have emerged as a consequence of such evolution, bringing to surface a theme quite recurrent, primarily amongst teenagers, the Fanfiction. The “Fanfics”, as they are also called, are stories told by fans to fans, in which the writer utilizes a pre-existing universe as an inspiration and change it according to their own will and aspirations. Facfiction websites have helped the growth of this phenomenon and, nowadays, there are thousands of user in such platforms. Although these users' motivations and interests tend to differ from each person, they have some similarities when examined. Through interviews with user from such platforms, from various age groups and areas, it's been possible to distinguish what brings them together on the task of creating new stories.
KEY WORDS: Fanfictions, motivation, behavior, Internet.
1 INTRODUÇÃO
O hábito da leitura está presente hoje no meio de inúmeros adolescentes e jovens, que acompanham suas histórias em livros, quadrinhos, mangás, dentre outros. Hoje, com o advento da tecnologia, houve uma potencialização significativa desses meios, assim como o compartilhamento dessas histórias, ou mesmo sua continuidade; ou seja, uma alternativa para aqueles que terminam uma história e, ainda assim, querem continuar “vivendo” aquele universo são as fanfictions. Atualmente existem diversos sites destinados a esta extensão das histórias que caem no gosto do público, no qual qualquer pessoa pode construir seu enredo e ter seus próprios fãs.
Sendo uma parcela pequena da população, estes escritores passam a interagir com o universo das fanfictions com o objetivo principal de mostrar aquilo que pode agregar para o entretenimento dos leitores dessas plataformas. Grandes sucessos da literatura são provindos de fanfics, como é o caso do livro “Cinquenta Tons de Cinza”, do autor americano, E. L. James. Assim, quando usuários possuem afeição por determinado produto cultural, novos materiais são criados, sempre dentro desse universo muito próprio, também denominado de fandom, específico para reunião de fãs, como explicado por Raquel Murakami, mestranda em Teoria Literária da Universidade de São Paulo, em entrevista ao Extra Online (2014).
Mesmo aqueles usuários que não possuem intenções maiores com suas histórias ou não têm o desejo de se tornarem escritores tradicionais, os escritores de fanfictions demonstram muito comprometimento e envolvimento com suas obras, cultivando-as como algo verdadeiramente valioso e importante, ainda que muitas vezes não exista um grande número de acompanhamentos ou comentários e, além disso, sem nenhum tipo de remuneração em troca.
Como é nítido o envolvimento e comprometimento de diversas pessoas em relação às fanfictions, esta pesquisa tem como objetivo perceber como se molda o perfil dos usuários desta plataforma, bem como compreender as motivações e o comportamento dos escritores de fanfictions, analisando seus hábitos, interação com demais usuários e o porquê de se entregar a este universo conhecido por poucos, mas com grande importância pessoal, bem como para a literatura.
...