O Marketing e Estratégia Empresarial
Por: jbsrfilho • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.580 Palavras (11 Páginas) • 271 Visualizações
Universidade de São Caetano do Sul
Marketing e Estratégia Empresarial
CENTRO PREMIUM DE ATIVIDADES FISICAS PARA HOMENS E MULHERES DA MELHOR IDADE. |
São Paulo
2015
CENTRO PREMIUM DE ATIVIDADES FISICAS PARA HOMENS E MULHERES DA MELHOR IDADE.
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de aprovação na matéria Marketing e Estratégia Empresarial da Universidade de São Caetano do Sul - USCS. |
Orientador: |
São Paulo
2015
RESUMO
O fenômeno mundial de envelhecimento populacional contribuiu de forma massiva para o surgimento de um novo nicho de mercado o publico idoso, merecidamente conhecido como MELHOR IDADE. Enxergamos nesta considerável fatia da sociedade um publico extremamente promissor, uma vez que a melhor idade das classes A e B desenvolveu uma nova consciência e entendeu que esta fase de sua vida não se destina a “aguardar a morte” e sim a aproveitar o que a vida tem de melhor com mais tempo disponível e experiência.
Devido à nova consciência adquirida este publico busca alternativas de qualidade de vida, longevidade e a preservação da saúde física e mental.
Mediante este cenário, nosso plano de negócios consiste em CENTRO PREMIUM DE ATIVIDADES FISICAS PARA HOMENS E MULHERES DA MELHOR IDADE.
A proposta deste projeto além de proporcionar um ambiente moderno e sofisticado é oferecer a pratica de atividades físicas, condicionamento e preservação da saúde através de programações desenvolvidas por profissionais especializados em exercícios físicos para este publico, respeitando e explorando os limites da transformação do corpo além ampliar o convívio social e elevar a auto estima deste publico seleto e exigente.
.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - PERFIL DE CONSUMO 6
3 - SERVIÇO 7
4 - CARACTERISTICAS DO SERVIÇO 8
5 - PREÇO 9
6 - MARKETING 10
6.1 - Comunicação 10
6.2 - Praça 10
7 - ANALISE DO NEGÓCIO 10
7.1 - Mão de obra estimada 10
7.2 - Resumo financeiro 11
8 - ANALISE SWOT 11
10 - CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 - INTRODUÇÃO
Há algumas décadas o Brasil vem experimentando aquilo que países desenvolvidos como Japão e os Europeus já possuem há algum tempo, o envelhecimento populacional. Em outras palavras, estamos literalmente ficando velhos e em breve não seremos mais uma nação de jovens E sim uma nação de pessoas da melhor idade.
Este fenômeno esta atrelado a uma menor taxa de fecundidade, pois a nova realidade mundial esta fazendo com que a paternidade seja cada vez mais postergada e em alguns casos ate dispensada, aja visto que filhos e herdeiros não são prioridades a grande parte de casais. A redução do desejo por filhos aliada a uma mudança do comportamento feminino onde mulheres estão focadas em carreiras profissionais e preparação intelectual diminui a cada dia o nascimento de novos seres humanos. Outro fator que contribui de forma relevante para o aumento da media de fixa etária da idade mundial e a conscientização dos cuidados com a saúde e evolução de tratamentos médicos.
Os fatores acima somados são os grandes pilares para o envelhecimento mundial da população.
Segundo matéria publicada no site - http://www.portalterceiraidade.org.br por Maria Terezinha Santellano a terceira idade no Brasil cresceu cerca de 11 vezes nos últimos 60 anos, passando de 1,7 milhão para 18,5 milhões de pessoas nesta faixa etária |
A expectativa é que em 2025 serão 64 milhões e, em 2050, um em cada três brasileiros será idoso. A sociedade e o governo devem estar preparados para essa nova realidade |
[pic 1]
Mediante a isso, temos um novo seguimento, ou nicho de mercado a ser explorado, a chamada melhor idade que não corresponde ao viés antiquado e o imaginário ate bucólico de um senhor ou senhora com características frágeis de senis sentado numa varanda em sua cadeira de balanço ou ate mesmo de rodas.
Esta realidade não é mais realidade da terceira idade, este publico está avido por novidades, produtos e serviços que permitam a eles poderem desfrutar de suas vidas de forma digna dando lhes elementos de prazer, bem estar e sociabilidade.
Ilustrando os estudos citados nos parágrafos acima, destacamos a entrevista de um sexagenário a repórter Gracie Vargas do site http://zh.clicrbs.com.br em 28 de Junho de 2015.
Skatista idoso roda as ruas de Porto Alegre com suas muletas
Nem um sério acidente afastou Sérgio Marreta do skate. Conhecido nas pistas da capital, ele supera a dor e dá exemplo para a gurizada
Em 1974, Bob Dylan dizia: "May you stay forever young" (Que você se mantenha eternamente jovem). Foi uma das lições que Sergio Nicola Brum aprendeu e faz ecoar todos os sábados nas caixas de som que liga ao lado da pista de skate do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. Prestes a completar 60 anos, Marreta, como é conhecido, é destaque entre os skatistas da Capital. Há 40 anos, ele roda a cidade em cima da sua prancha sobre rodas. Viu o Marinha nascer e só não participou do lançamento da pista do parque porque, na noite que antecedeu o evento, inaugurou clandestinamente o lugar com alguns amigos. Caiu, bateu a cabeça e passou o dia seguinte no hospital em observação.
...