O Mercado De Trabalho Financeiro
Trabalho Escolar: O Mercado De Trabalho Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gilvanete • 17/4/2013 • 397 Palavras (2 Páginas) • 697 Visualizações
O MERCADO DE TRABALHO E SUAS EXIGÊNCIAS NA ÁREA DE FINANÇAS
Segundo Chiavenato (1999), o mercado de trabalho significa o espaço de transações, o contexto de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou um serviço e aqueles que procuram um produto ou um serviço.
Nos anos recentes têm ocorrido importantes alterações no setor financeiro, este mercado de trabalho se modificou mais especificamente por fatores macroeconômicos, gerenciais e tecnológicos.
A tendência para os próximos anos é que estas mudanças se mantenham em alguns casos e em outros se acentuem. Devido a essas mudanças as empresas tiveram que se adaptar, tornando-se assim competitivas.
Com isso o mercado financeiro busca profissionais capacitados, porém acrescidos de novos conhecimentos e maneiras de agir, ou seja, além da formação, habilidades técnicas e experiência, as organizações olham cada vez mais para o perfil do profissional antes da contratação.
A avaliação da personalidade e do relacionamento do profissional com a sua equipe e com seus clientes se configura como uma tendência e pode ditar a empregabilidade para os próximos anos, pois profissionais com esse perfil conseguem agregar valor às atividades da empresa, tornando-se assim um grande diferencial no mercado.
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa.
Segundo Vanice dos Santos e Rosana J. Candeloro (2001) a abordagem de natureza qualitativa são todas as informações levantadas pelo acadêmico através da aplicação de um instrumento de coleta de dados adequado.
Neste projeto justifica-se a abordagem qualitativa em função dos processos ter mais eficácia em entrevistas semiestruturada, onde é possível o estudo de caso (cases) e os grupos focais.
A natureza da pesquisa é exploratória.
Segundo Cervo e Bervian (2000), a pesquisa exploratória realiza descrições da situação e quer descobrir as relações existentes entre os elementos componentes da mesma um planejamento bastante flexível para possibilitar a consideração dos mais diversos aspectos de um problema ou uma situação.
Neste projeto foi utilizado este tipo de pesquisa, pois há poucos conhecimentos sobre o problema estudado.
A estratégia para coleta de dados foi à pesquisa bibliográfica, realizada por meio de referencias teóricas publicada em documentos.
Segundo Cervo e Bervian (2000), a pesquisa bibliográfica é aquela que busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existente sobre um determinado assunto, tema ou problema.
No projeto desenvolvido foi adotado esta estratégia em função de recolher informações e conhecimentos prévios acerca de um problema para o qual se procura resposta ou acerca de uma hipótese que sequer experimentar.
...