Trabalho Financeiro
Ensaios: Trabalho Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rastafari • 21/9/2013 • 824 Palavras (4 Páginas) • 543 Visualizações
Concluímos que esse trabalho ressalta, que antes de executarmos qualquer investimentos, devemos ter um conceito bem definido sobre qual será nosso ramo de negócio, quais são as possibilidades de lucro, possíveis dificuldades e acima de tudo viabilizar lucros e despesas, saber como as empresas devem se portar para manter sua competitividade, perante uma sociedade.
O aspecto mais importante de uma decisão de investimentos, concentra-se no dimensionamento dos fluxos previstos de caixa a serem produzidos pela proposta de análise. A verdade é que a confiabilidade sobre os resultados de determinado investimento é, em grande parte, dependente do acerto com que seus fluxos de entradas e saídas de caixa foram projetados.
O conceito do fluxo de caixa, conforme é conhecido, não coincide normalmente com o resultado contábil da empresa, apurado pelo regime de competência. Enquanto o fluxo de caixa é mensurado de acordo com as efetivas movimentações de todas as entradas e saídas de fundos da empresa.
De acordo com Assaf Neto e Silva (2002, p.39), o fluxo de caixa é o instrumento de relacionamento dos ingressos e saídas de recursos monetários da empresa em determinado intervalo de tempo. Sua elaboração permite prognósticos de eventuais excedentes ou escassez de recursos. Já para Zdanowicz (2002, p. 23), o fluxo de caixa é o instrumento que relaciona o futuro conjunto de entradas e de saídas de recursos financeiros pela empresa em determinado intervalo de tempo. Proporciona informações para realizar prognósticos quando dos excedentes ou escassez de recursos financeiros, a fim de manter índices favoráveis para a empresa.
Fluxo significa movimento. Assim, fluxo de caixa pode ser definido como movimento de caixa. Os principais objetivos da demonstração de Fluxo de Caixa são:
• Avaliar alternativas de investimentos;
• Avaliar e controlar ao longo do tempo as decisões importantes que são tomadas na empresa, com reflexos monetários;
• Avaliar as situações presente e futura do caixa na empresa, posicionando-a para que não chegue a situação de liquidez;
• Certificar que os excessos momentâneos de caixa estão sendo devidamente aplicados.
As características básicas do Fluxo de Caixa:
Segundo Frezatti (1997), para realizar a montagem de uma DFC deve-se levar
em conta as seguintes características:
• simplicidade: não deve requer conhecimentos e princípios contábeis para ser interpretado;
• disponibilidade informações: deve haver facilidade para obter as informações necessárias à sua elaboração;
• relevância: deve chamar a atenção para fatos relevantes para as atividades da empresa e
• aspecto temporal: o emprego do modelo está voltado para o presente e com isso contempla eventos da atualidade e do futuro por meio de modelo prospectivo e orçamento.
As características acima mencionadas reúnem condições de proporcionar ao gestor uma ferramenta gerencial com informações claras e objetivas.
Segundo Frezatti (1997), o formato passa a ter importância em função de se ampliar o leque de usuários, pois não existem formato único que possa atender a todo tipo de usuário, entretanto, devem ser considerados:
• horizonte: quanto mais amplo, menos detalhadas devem ser as informações. E quanto menos amplo o horizonte, mais detalhadas deverão ser as informações;
• funcionalidade:
...