O Mito da Comunicação Integrada
Por: augustolordano • 22/8/2019 • Monografia • 303 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Resenha
O Mito da Comunicação Integrada.
Nanci Maziero Trevisan
O texto “O Mito da Comunicação Integrada” se inicia com uma breve introdução do que se diz respeito a própria comunicação integrada, onde cita que é um termo muito utilizado pela área de comunicação e tem como conceito básico a integração entre diversas áreas e ferramentas de uma organização, levando a contribuição para uma construção de uma imagem interna e externa.
Na sequência se é explicado como a comunicação integrada se encaixa dentro de uma agência e sua importância para a mesma, citando exemplos e situações e mostrando também que agências de pequeno e médio porte não focam nesse tipo de comunicação, o que evidentemente acaba afetando seus clientes, já que limita a ação da comunicação mercadológica.
É apresentado como a evolução das agências de comunicação e ferramentas evoluíram e se adaptaram com a percepção das necessidades, desde 1950 onde se haviam poucas concorrências e as opções de mídia eram jornal, revista, rádio e mídia exterior, até os anos de 2002, onde grande parte dos consumidores se dividiram. Em 1990, 90% da audiência pertencia aos televisores, já em 2002, as porcentagens do mesmo fecharam o ano em 46%, mostrando que o mercado e o consumidor evoluíram, sendo assim mais exigentes.
Então se é dado exemplos de agências e perguntas reais sobre a comunicação e o planejamento é concluído que pensar estrategicamente sobre a comunicação trazem muitos benefícios aos clientes o que vem forçando a melhoria na postura das agências, incentivando a fazer mais com menos e obterem resultados melhores.
Assim finalizamos o texto mostrando que comunicação vem se adaptando as necessidades do mercado consumidor, evoluindo a cada dia, obrigando agências, pelos fatores citados a cima, a mudarem sua visão tanto para o mundo quanto para os negócios de seus clientes, sugerindo assim as melhores alternativas e tomadas de decisões de comunicação.
...