TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Economia No Bojo Das Relações Internacionais Contemporâneas

Artigos Científicos: O Papel Da Economia No Bojo Das Relações Internacionais Contemporâneas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

Nas últimas três décadas a economia mundial apresentou um desempenho bastante volátil, passando por altas, médias e baixas taxas de crescimento do PIB agregado total e per capita de todas as nações.

Durante esse período o mundo foi acometido por grandes crises econômicas, algumas com impactos globais (como a brusca elevação dos preços do petróleo e das taxas de juros nos mercados financeiros internacionais), e por diversas outras com efeitos mais localizados, mas que também influenciaram negativamente o desempenho de vastas regiões do mundo, afetando a dinâmica regional de crescimento, através do que se poderia denominar "efeito dominó". O panorama do mundo corresponde a um período que sucedeu a dois outros anteriores, que receberam muito adequadamente as denominações de "Era da Catástrofe" (que durou de 1914 a 1945) e "Era Dourada" (com duração entre os anos do pós-guerra e o início da década de 1970). A Era da Catástrofe, em virtude de alguns importantes e dramáticos acontecimentos: as inúmeras guerras civis em diversos países africanos, levando à morte, à invalidez e ao empobrecimento de dezenas de milhões de pessoas; a longa crise econômica, iniciada na entrada dos anos 1970, responsável por cerca de duas décadas perdidas de crescimento em grande parte do mundo em desenvolvimento; as guerras de limpeza étnica, no limiar do século XX, promovidas pelos sérvios nas várias nações que constituíam a antiga Iugoslávia; e os anos da penosa transição das nações da antiga União Soviética e dos países do Leste e do Centro europeus, do regime comunista para o de economias de mercado.

Embora apresentando uma tendência crescente de longo prazo, foi bastante oscilante o comportamento das taxas médias anuais de crescimento da economia mundial, com valores variando entre 1% e quase 7%. Esses dados, por revelarem apenas o desempenho da economia mundial como um todo, deixam implícita a enorme margem de oscilação do crescimento entre as grandes regiões do mundo e os países isoladamente, como será verificado quando da desagregação geográfica dessas informações, mais adiante.

Na perspectiva do crescimento do PIB per capita mundial, as informações disponíveis também revelam uma tendência de evolução positiva nas últimas três décadas e meia. As oscilações dessas taxas, ano a ano, contudo, registra uma muito mais acentuada volatilidade dos PIBs per capita, com variações entre cerca de 5% de crescimento positivo a valores muito perto de zero e até negativos. Esses dados expressam como será mostrado adiante, que, a despeito dos avanços na média da renda per capita do mundo como um todo a distribuição dos frutos do desenvolvimento econômico ocorreu de forma muito desigual, do ponto de vista geográfico, com países registrando notáveis progressos nas áreas econômica e social, ao lado de outros que revelaram pequenos ganhos ou, em muitos casos, até mesmo perdas líquidas de rendimento e de bem-estar, durante grande parte do período aqui observado.

As últimas décadas registraram uma extraordinária expansão do comércio internacional de bens e serviços, resultado do aprofundamento dos processos de globalização e propiciando expressivo aumento na interdependência econômica das nações de todo o mundo. Essa expansão, todavia, também ocorreu de forma extremamente desigual entre as grandes regiões e países dos vários continentes. Como o comércio internacional é visto, cada vez mais, como um poderoso mecanismo de elevação da produtividade dos recursos produtivos, de promoção do crescimento econômico e de avanço na esfera social, diferenças significativas nos níveis de inserção das economias nacionais nos fluxos mundiais de bens, de serviços e de tecnologia estão constituindo também uma fonte de enormes disparidades internacionais de crescimento econômico e de níveis de bem-estar.

Outras características relevantes do desenvolvimento da economia mundial. Mostra a ocorrência de substanciais desequilíbrios internos, gerados por expressivas oscilações nas taxas mundiais de inflação. Mas revela, também, um progressivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com