TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Produto Marketig

Por:   •  20/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.428 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

DIVISÃO DE ECONOMIA E GESTÃO

CURSO DE CONTABILIDADE E AUDITORIA

2º ANO - CURSO DIURNO

DISCIPLINA: MARKETING

TEMA: O PRODUTO

DISCENTE:                                                                        DOCENTE:

Nilton Adamo Vaz                                                                Álvaro Adamo

TETE, ABRIL, 2021

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO        1

2. O PRODUTO        2

2.1. Conceitos        2

2.2. Níveis de Produto        2

2.3. Classificação de Produtos        3

2.4. Design do produto        5

2.5.Hierarquia de produto        6

2.6. Sistemas e Mix de Produtos        7

2.6.1. Dimensões do Mix de Produto        7

2.6.2. Análise da linha de produtos        8

2.6.3. Extensão da Linha de Produtos        8

2.6.4. Determinação de Preço do Mix de Produtos        8

2.7. Elementos de Estratégia de Produto: Embalagem, Rotulagem e Garantias        9

2.7.1 Embalagem        9

2.7.2. Rotulagem        10

2.7.3. Garantias        10

3. CONCLUSÃO        11

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

1. INTRODUÇÃO

Muitas pessoas acham que um produto é uma oferta tangível apenas, mas ele é tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, incluindo bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. Ao planear sua oferta ao mercado, a empresa precisa pensar em cinco níveis do produto que estaremos a detalhar mais adiante. O produto é o primeiro e mais importante elemento do mix de marketing. A estratégia do produto demanda decisões coordenadas sobre mix de produtos, linhas de produtos, marcas, embalagem e rotulagem. O presente trabalho irá abordar sobre O Produto. Por sua vez, está estruturado da seguinte forma: Conceitos do produto, Níveis do produto, Classificação do produto, Design do produto, Hierarquia de produto, Sistemas e mix de produtos (dimensões do mix de produto, análise da linha de produtos, extensão da linha de produtos, determinação de preço do mix de produtos) e Elementos de estratégia de produto (embalagem, rotulagem e garantias). A metodologia utilizada para este trabalho é bibliográfica quanto aos procedimentos técnicos, desenvolvida a partir de material já publicado como manuais, livros e internet.

2. O PRODUTO

2.1. Conceitos

Segundo Cobra (2009:155), “a definição ao pé da letra de produto é entendida como um objecto com características físicas ou funcionais, sinónimo de mercadoria ou de serviço”.

Cobra sugere ainda, outra definição para produto. “Produto é definido como algo que tenha valor para um mercado e que seja percebido como sendo capaz de atender necessidades e realizar desejos”.

Além dos bens tangíveis, podemos considerar como produtos os serviços. Que segundo Kotler e Armstrong (2003:5), serviços “são atividades ou benefícios oferecidos para a venda, os quais são essencialmente intangíveis e não resultam na posse de nada”.

Segundo Siqueira (2005:257), “produto é a soma de satisfações físicas e psicológicas proporcionadas ao comprador” e serviço “uma mercadoria comercializável, ou seja, um produto intangível que não se vê, não se cheira, não se pega, geralmente não se experimenta antes da compra, mas que permite satisfações".

Para Kotler & Keller (2012), o produto é tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, incluindo bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.

Desta forma, o termo produto compreende muito mais do que bens tangíveis ou serviços. Se em algum momento o termo produto não parecer adequado, é possível trocar por outro, como por exemplo, recurso ou oferta de marketing.

2.2. Níveis de Produto

Para Kotler & Keller (2012), ao planear sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto (Figura 1). Cada nível agrega mais valor para o cliente e, juntos, os cinco constituem a hierarquia de valor para o cliente.

  • Nível 01: O nível fundamental é o benefício central: o serviço ou benefício que o cliente está realmente comprando. O hóspede de um hotel está comprando “descanso e pernoite”. O comprador de uma furadeira está comprando “furos”. Os profissionais de marketing devem ver a si mesmos como fornecedores de benefícios;
  • Nível 02: neste nível, o profissional de marketing deve transformar o benefício central em um produto básico. Assim, um quarto de hotel inclui cama, banheiro, toalhas, escrivaninha, cómoda e armário;
  • Nível 03: no terceiro nível, o profissional de marketing prepara um produto esperado: uma série de atributos e condições que os compradores normalmente esperam ao comprar tal produto. Os hóspedes de hotel esperam no mínimo uma cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem e um relativo grau de tranquilidade;
  • Nível 04: neste nível, o profissional de marketing prepara um produto ampliado, que excede as expectativas do cliente. Nos países desenvolvidos, o posicionamento de marca e a competição se dão nesse nível;
  • Nível 05: no quinto nível está o produto potencial, que abrange todos os possíveis incrementos e transformações a que o produto ou a oferta devem ser submetidos no futuro. É nessa esfera que as empresas buscam novas formas de satisfazer os clientes e diferenciar seu produto.

Figura 1: Os cinco níveis do Produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (316.7 Kb)   docx (169.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com