O Produto do Marketing Político
Por: Verônica Cristina • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 573 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Propaganda Política
Aula-tema 03: Político: O “Produto do Marketing Político
NOME | Veronica Cristina da Silva |
RA | 5212953300 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Propaganda Política
Aula-tema 03:Político: O Produto do Marketing Político
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Propaganda Política apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Mara Edith Pó Mac Kay Dubugras Machado).
Anhanguera Educacional
ANO
2015
Fernando Collor, politico alagoano e reconhecido em todo no Nordeste, por suas campanha Contra figurões da política. Foi montada uma grande companha de marketing pessoal e baseada em pesquisas sobre a situação do Brasil e o desejo dos brasileiros. Talvez uma das mais importantes estratégias usada por Collor no primeiro turno, foi não ter participado de nenhum debate políticos nos meio de comunicação, se mantendo a salvo dos ataques de adversários.
Integrante de um partido politico desconhecido o PRN – Partido da Reconstrução Nacional o qual poderia ter sido um tiro no pé se não tivesse sido tão bem trabalhada, ligou-se a imagem de um partido novo ao espirito de mudanças e ao se nomear “O Caçador de Marajás” causou surpresa no Brasil, focando todo seu trabalho de imagem e Marketing nesse personagem. Com uma postura sempre extravagante e exagerada convidava os brasileiro a ação e denunciava a corrupção, havendo diversas repercussões positivas na imprensa. Fernando Collor se expressava muito bem era educado, articulado, de fino trato.
E devido ao fato de ter assumido a postura de “guardião da moralidade”, Collor conseguiu comover a população. Segundo os jornalistas Mário Sérgio Conti e Cláudio Humberto Rosa e Silva, o discurso reproduzia o que diziam os institutos de pesquisa variando conforme a necessidade momentânea fosse o combate à corrupção ou a vertiginosa taxa de inflação, por exemplo, (Wikipédia).
Após a vitória nas eleições, a sua vida política e pessoal, foi muito conturbada e especulada, pois enquanto aconteciam os Planos Collor, confisco de dinheiro, escândalos se sucedendo ele estava na sua Casa da Dinda esbanjando luxos, andando de Ferrari, pilotando avião, fazendo Cooper com jornalistas e curiosos. E se mostrava como um pop star.
Contudo muitas coisas aconteciam por debaixo dos panos enquanto ele vivia essa vida de celebridade e se isolava de seus parceiros políticos, deixou as finanças na mão de PC Farias e da ministra da economia, Zélia Cardoso de Mello.
Mas o tiro de misericórdia veio de seu irmão que acusou o governo de desvio de verbas em quase todos os órgãos públicos, pincipalmente da ministra Zélia Cardoso entre outros tantos ao lado dele, com isso não foi possível suportar a movimentação popular e sua queda foi tão surpreendente, quanto sua ascensão ao posto mais alto do governo brasileiro, ocasionada o primeiro e único impeachment deste país.
...