O Programa 5S's E A Gestão Da Qualidade
Dissertações: O Programa 5S's E A Gestão Da Qualidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricooliveira • 10/10/2013 • 1.973 Palavras (8 Páginas) • 416 Visualizações
O Programa 5S’s e a Gestão da Qualidade
1. Introdução
A qualidade em serviços é a força propulsora para a melhoria da qualidade, para atender as novas demandas de clientes e conter os custos crescentes que são decorrentes do contexto atual. Os indicadores medem o nível de qualidade, decorrente das ações administrativas e do resultado do trabalho conjunto efetuado por todas as empresas prestadoras de serviços.
As empresas dessa amostra foram visitadas, as pessoas envolvidas com os procedimentos de qualidade foram entrevistadas e em seguida os dados coletados foram analisados. Constata-se que o 5 S’s influencia, positivamente, a organização, as pessoas, o ambiente, potencializando a melhoria da qualidade. O Programa muda o comportamento e as atitudes das pessoas pelo envolvimento, engajamento e comprometimento que surgem com a implantação e manutenção dessas ações, pois são a base para a Qualidade Total.
2. Programa 5 S’s: mudanças para conquista da excelência
As empresas de serviços que buscam excelência devem estabelecer um planejamento que possua uma base consistente e que proporcione a todos seus integrantes o conhecimento necessário para o desempenho adequado de suas funções prestando, desta forma, serviços com elevada qualidade. O Programa 5 S’s é visto como uma ferramenta que oferece esse embasamento por ser um programa integrado, onde seus sensos agem interligados, proporcionando resultados surpreendentes em todos os aspectos da vida das pessoas e do ambiente organizacional. Seu objetivo maior é a valorização do ser humano pelos benefícios que agregam ao ambiente organizacional como um todo.
Com a realidade globalizada, abriram-se os mercados e as mudanças são processadas de modo instantâneo, transformando também as necessidades dos clientes. As organizações devem estar “abertas” a todas as atualizações possíveis, pois só assim terão condições de sobreviver. Com a acirrada competição do mercado, as empresas precisam desenvolver novos produtos/serviços que garantam o atendimento dos clientes e assegurem um desempenho satisfatório em termos mercadológicos. Assim, é preciso contar com um sistema gerencial voltado à qualidade em serviços, introduzindo inovações e dando condições de desenvolvimento aos seus colaboradores.
Torna-se substancial, portanto, que as organizações maximizem a utilização dos recursos disponíveis, de modo que os programas implementados, nesse sentido, contemplem a eficiência e a eficácia no universo organizacional. Para MOLLER (1997) qualquer organização pode realizar muito através de treinamento para seus funcionários, dando importância as atitudes, relações interpessoais e a comunicação.
Percebe-se que o Programa 5 S’s, criado pelos japoneses e consolidado na década de 50 a partir das palavras SEIRI, SEITON, SEISON, SEIKETSU e SHITSUKE, é uma boa opção de auxílio na implantação de um Programa de Qualidade Total, porque melhora o moral dos empregados, incentiva a mudança cultural, reduz índices de acidentes e tem, até, resultados como redução do tempo de paradas das máquinas, sendo também um exercício de administração participativa.
Basicamente, o Programa 5 S’s constitui-se de uma técnica gerencial que possibilita a ocorrência de melhorias na organização como manter o ambiente limpo, promover a satisfação dos cinco sentidos e harmonizar as relações pessoais, contribuindo para o adequado desempenho das atividades.
3. Motivos de resistência ao Programa 5 S’s e o papel do líder
O programa 5 S’s pode ser aplicado em qualquer tipo de organização: industrial ou de serviços, públicas ou privadas. Apesar de ser de fácil entendimento o mesmo não se pode dizer de sua implantação, pois promove mudanças comportamentais, mudando hábitos e atitudes já arraigados nas pessoas pela experiência de suas vidas. A resistência surge naturalmente e da mesma forma deve ser removida, porém sistematizada, proporcionando um ambiente de relações de credibilidade, confiança e respeito entre os membros da organização em questão.
O Programa, no entanto, deve ter um líder que conheça os fatores que influenciam as resistências à mudança e que saiba como orientar e conscientizar as pessoas. Sua função é demonstrar os benefícios proporcionados tanto para a organização quanto para as pessoas, de modo que estas vivam por uma perspectiva criativa, detendo com isso, inclusive, maior domínio pessoal, a partir da competência e novas habilidades. Para SILVA (1994, p. 18), “todo o conhecimento disponível sobre psicologia de mudança, psicopedagogia e tecnologia de comunicação deve ser usado para conseguir o seu sucesso”. O importante é haver um líder para sua coordenação pois, sem ele ou com vários, o Programa não se desenvolve. Esse líder tem a função de dar subsídios técnicos para a implantação e manutenção do Programa. Já a responsabilidade de efetivamente colocá-lo em prática cabe somente à direção da organização.
A partir do entendimento do Programa, todos terão orgulho em participar e verificar os resultados conquistados. Isto pode ser verificado de várias maneiras como, por exemplo, na eficiência em executar os trabalhos com facilidade, qualidade e segurança nas ações, o que resulta na redução de erros e na eliminação do desperdício. Oferece, ainda, maior segurança no trabalho, pois contribui para a manutenção da saúde e da integridade das pessoas.
4. A integração e benefícios do Programa 5 S’s
O Programa 5 S’s é um programa integrado, seus cinco sensos agem como um sistema, tornando-se de difícil distinção na prática. O dia do lançamento do 5 S’s serve como marco de implantação para motivar as equipes. Nesse dia, programado anteriormente, acontecem diversas atividades e a participação das pessoas que formam a organização. Também devem ser convidados alguns clientes e fornecedores.
As equipes treinadas trabalham em mutirões e devem estar cientes da programação do dia e de seu plano. Um bom procedimento para demonstrar resultados é o registro do antese do após, para que sirva de documento das modificações e seja divulgado.
A função do líder será promover a segurança e liderança eficaz durante toda a programação. Como todos irão realizar a limpeza e a retirada dos materiais desnecessários para uma área já pré-determinada, o líder deverá fazer uma inspeção neste material, verificando se os critérios adotados pelas equipes foram ou não adequados. Ele deve orientar
...