PROGRAMA DE HUMANIZAÇAO E QUALIDADE DA ASSISTENCIA EM SAUDE
Por: moniquinha23 • 17/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.297 Palavras (10 Páginas) • 529 Visualizações
Apresentação:
O PHQAS contempla e utiliza de “Modelo” projetos de caráter humanizado, desenvolvidos em diferentes instituições, desde hospitais da rede pública (SUS) a hospitais privados.
Os “Modelos” foram selecionados não só pelas suas diretrizes, mas por terem obtido êxito em semelhantes programas, políticas e inovações voltados á assistência humanizada.
Dentre esses “Modelos” foi feito uma seleção dos parâmetros mais consideráveis e a partir daí criado nesta instituição o PHQAS.
Em suma o conjunto de ações integradas no PHQAS visa aprimorar, qualificar, sensibilizar as relações entre profissionais de saúde e clientes (pacientes) e dos profissionais entre si.
Humanizar-é o cuidar, que se define mais que técnica, mais que atenção, ou zelo – é uma atitude de ocupação, responsabilização, de envolvimento afetivo com o outro- é o acolher ao desconhecido e imprevisível- é uma ética que considera e respeita a singularidade das necessidades dos clientes (pacientes) e também dos profissionais da área de saúde, aceitando os limites de cada situação, sendo assim essencialmente agrega-la a eficiência técnica- cientifica.
Histórico:
Com base em pesquisas de avaliação e na supervisão interna em relação ao atendimento da pessoa, a maioria dos clientes (pacientes) queixou-se em maior grau de insatisfação quanto à qualidade do atendimento/assistência aos mesmos oferecidos dentro da instituição.
Visto que o Hospital Anhanguera estendeu o atendimento e prestações de serviços em saúde a também pacientes da rede pública (SUS) e essa demanda vem cada vez aumentando, a instituição preocupou-se em atender de forma única e sem distinção a todos que o buscam.
Entende-se que as tecnologias e os dispositivos organizacionais jamais funcionarão sozinhos e diante de constantes reclamações a gerência e equipe de enfermagem mobilizou-se chegando ao consenso da implantação do PHQAS na instituição.
O Programa de Humanização e Qualidade da Assistência á Saúde foi apresentado à diretoria do Hospital Anhanguera e no dia 15 de abril 2015 assinado e aprovado pela Diretora: Dra. Danielle Zimon.
Dentre as ações buscadas pela Equipe de Enfermeiros desta instituição quanto o processo de humanização estendeu-se a formação educacional dos profissionais de saúde, conforme o código de ética a fim de enraizar princípios, valores e atitudes de respeito à vida humana.
Justificativa:
Humanizar a assistência à saúde é dar lugar não só à palavra do usuário como também à palavra do profissional de saúde, de forma que tanto um quanto outro possam fazer parte de uma rede de diálogo. O compromisso com a pessoa que sofre pode ter as mais diversas motivações, assim como o compromisso com os cuidadores e destes entre si. Cabe a esta Instituição promover as ações, campanhas, programas e políticas assistenciais, tendo como base fundamentalmente a ética, o respeito, o reconhecimento mútuo, a solidariedade e responsabilidade.
Partindo dessa perspectiva, a Política de Humanização e Qualidade da assistência à Saúde aponta diferentes parâmetros para a humanização da assistência hospitalar em três grandes áreas:
» Acolhimento e atendimento dos clientes/usuários.
» Trabalho dos profissionais.
» Lógicas de gestão e gerência
Esses parâmetros podem servir para o trabalho de análise, reflexão e elaboração de ações, campanhas, programas e políticas assistenciais que orientem um plano de humanização.
A expectativa da PHQAS é criar uma nova cultura de humanização, que valoriza as ações humanizadas já desenvolvidas, criando uma filosofia organizacional que promova a conjugação cotidiana do verbo humanizar.
Uma cultura de humanização necessita tempo para ser construída, impõe a participação de todos os atores do sistema, determina a ruptura de paradigmas. Humanizar é verbo pessoal e intransferível, visto que ninguém pode ser humano em nosso lugar. E é multiplicável, pois é contagiante.
Metodologia da PHQAS em cinco passos:
1º Sensibilizar a Gestão;
Objetivos:
» Sensibilizar a direção da instituição para a importância e os benefícios da humanização dos serviços de saúde.
» Obter apoio da direção para a implantação e a sustentação permanente das ações de humanização.
Metodologia sugerida:
» Estimular a reflexão conjunta sobre a questão da humanização e a realidade institucional em termos da humanização dos serviços de saúde.
Estratégias sugeridas:
» Discutir o manual da PHQAS
» Discutir o conceito de humanização da PHQAS.
» Apresentar a Proposta da PHQAS
» Descentralizar as ações da PHQAS
2º - Constituir Grupos de Trabalho de Humanização (GTH);
Objetivo:
» Constituir um GTH composto por profissionais de diferentes categorias e graus hierárquicos (direção, área clínica, área operacional etc.), compromissados com a ideia de humanização.
-Metodologia sugerida:
» Identificar e convidar as lideranças de cada setor para participar da criação do GTH.
» Definir os integrantes do GTH.
» Elaborar o regulamento interno de formação, coordenação e funcionamento do GTH.
» Escolher um coordenador para o GTH.
Estratégias sugeridas:
» Promover discussão em grupos.
» Realizar oficinas.
» Realizar reuniões por setores e serviços.
» Organizar assembleias.
3º - Realizar Diagnóstico Situacional Quanto aos Serviços Humanizados;
Objetivo:
» Criar uma cultura de humanização e uma filosofia organizacional humanizada.
» Reconhecer as potencialidades e as deficiências da instituição em termos da humanização dos serviços e de outras questões correlatas (ver parâmetros de humanização).
-Metodologia sugerida:
» Analisar a configuração organizacional.
» Levantar as iniciativas de cunho humanizador desenvolvidas.
» Utilizar os parâmetros de humanização propostos pela PHQAS para avaliar as relações interpessoais profissional-usuário e as ações de humanização.
» Delinear um diagnóstico preliminar da humanização, através do levantamento das potencialidades e deficiências relativas à humanização do atendimento e das relações de trabalho.
...