O QUE É UM MOVIMENTO?
Tese: O QUE É UM MOVIMENTO?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliafoliveira • 4/11/2014 • Tese • 833 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
A Nova Simplicidade tem vários fatores que contribuíram para seu desenvolvimento como por exemplo:
• Saturação pelo movimento de 1980, em que houve a necessidade de formas simples e familiares e materiais puristas, já que os receptores estavam esgotados de tantas cores, modas, tendências, formas fragmentárias e vanguardas.
• Recessão de 1990, em que a Europa sofre desemprego e um agravamento na crise social do sistema capitalista devido à inclusão de países com economia planejada no mercado global.
• Problemática ecológica, em que a opinião pública passa a se preocupar com a grande destruição do meio ambiente.
Esses dois últimos fatores: recessão e crises sociais trazem um clima depressivo para a Europa, que responde com uma mudança nos campos do design e da moda, ou seja, no estilo de vida.
- Slide 3: O QUE É ESSE MOVIMENTO ?
- Slide 3: O QUE É ESSE MOVIMENTO ?
Com todas essas causas, esse movimento tem como característica principal a volta à simplicidade e à modéstia: “ back to basics “. A nova simplicidade é um movimento que não foi expressivo em todas as classes sociais, já que as classes baixas estavam sendo dominadas pelo fenômeno: “sempre mais e mais depressa”, enquanto que as classes médias e altas escolarizadas seguiam o fenômeno da modéstia e da reflexidade sobre a cultura do consumo, ou seja, as classes ricas passam a dar importância para a durabilidade, qualidade e possíveis problemas ambientais, buscando um modo de vida sustentável. Por causa desse pensamento os compradores passam a buscar o autêntico, o simples, o que traz um sentido de vida além do sentido útil do produto e não mais buscam pelo gritante e excessivo. Porém é válido lembrar que a Nova Simplicidade não é um retorno ao primitivo, mas sim um movimento que valoriza as produções mais simples.
- Slide 4: CONTINUAÇÃO DO TERCEIRO
Algumas das características desse movimento coincidem com as do funcionalismo modernista, porém também há várias diferenças que caracterizam o funcionalismo da Nova Simplicidade, como: funcionalismo menos ideológico, esteticamente mais maduro e escaldado, design da Nova Simplicidade não busca como meta a produção em massa, não colocam os meios mais eficientes para objetivos simples ( porém adquiriam a simplicidade dos objetos através de construções, muitas vezes, complexas, tendo assim a tão desejada funcionalidade ).
- Slide 5: DESIGN EUROPEU
No final da década de 80, o design na Europa era chamado de Novo Design e se torna Unipresente, já que apresenta uma grande diversidade estilística, indo contra ao design dos anos 60 e 70 que eram praticamente monolíticos. Os designers britânicos utilizavam materiais brutos como o aço não tratado ou concreto, se assemelhando muito com o design alemão. Um dos principais nomes do Design Europeu é o Jasper Morrison, que produzia móveis e outras coisas como luminárias, acessórios domésticos, etc na tradição minimalista de querer simplificar, reduzir, usar materiais ecológicos e economicamente viáveis sem tirar o traço criativo do design.
-
...