TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Plano De Trabalho

Trabalho Escolar: O Que é Plano De Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 5

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Planejar é PENSAR ANTES DE AGIR, é o contrário de improvisar. O método de planejamento e o plano são apenas instrumentos para chegar-se a um objetivo. No caso de um indivíduo, planejar e agir se sucedem rapidamente, por isso o processo é mais fácil, pois quase que, permanentemente ele está reavaliando seus passos para não perder o rumo e obter o que deseja. Quando se trata de várias pessoas, vários interesses, muitas ações ou atividades complexas, esse processo torna-se mais difícil. Surge uma divisão de trabalho entre os que planejam e os que executam, entre os que pensam a ação e os que agem ou sofrem as conseqüências dela. Começa aí uma das grandes complicações da administração pois, na verdade, não pode haver um distanciamento do planejamento (pensar) e do desenvolvimento do mesmo (ações), uma vez que são atos contínuos e simultâneos dentro de uma realidade que se modifica continuamente. Portanto, planejar significa preparar e organizar bem a ação, somado a acompanhá-la para confirmar ou corrigir o decidido, somado ainda a revisá-la e a criticar a preparação feita, depois da ação terminada. O exercício de planejar é um método de trabalho aplicável por quem quiser e que, no caso do planejamento social ou de saúde, permitirá maior probabilidade de sucesso, quanto maior for o envolvimento daqueles verdadeiramente interessados nas ações. Listamos a seguir, de forma sintetizada, alguns princípios discutidos por F. W. Ferreira em seu livro intitulado, PLANEJAMENTO SIM e NÃO, que nos parecem sempre úteis e atuais:

nunca deve-se pretender elaborar planos definitivos. Plano é algo que está em elaboração permanente. É preferível um documento sintético de fácil divulgação para promover a leitura e discussão junto aos grupos interessados;

planejar não implica em ver as coisas de uma única maneira; a mesma realidade sobre a qual se está agindo pode ser explicada de diferentes modos; a variação não vem de estar planejando ou não, mas da posição de cada um nessa realidade e face a ela.

ELABORANDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO

LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ATUAL

O primeiro passo para a construção de um Projeto de Intervenção deve ser o envolvimento de todos os atores que estão envolvidos direta ou indiretamente nas ações de atenção oncológica para que seja feito o diagnóstico situacional de forma mais aprofundada e da maneira mais ampla possível. Que enfoques devem ser abordados nesse momento? Atuam estas abordagens tais como:

Qual a dimensão do problema?

Aonde pretendo chegar?

Como pretendo fazer?

Quais as dificuldades atuais e futuras para atingir o que pretendo?

Estamos alinhados com os objetivos Estratégicos?

Não? Como faze-lo?

IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS

O levantamento da situação atual deverá subsidiar o processo de discussão e elaboração do projeto de intervenção. O próximo passo é o listar os problemas que interferem direta ou indiretamente no cumprimento dos objetivos estratégicos, nas metas e indicadores estabelecidos. Considerando os diferentes tipos de problemas a serem enfrentados e o fato de que nem sempre se dispõe de recursos suficientes para resolvê-los com eficácia, é fundamental que esses problemas sejam colocados dentro de uma escala de prioridades, baseada na sua relevância para o setor/área. Na seleção de problemas prioritários entram em jogo vários fatores de valoração:

valor político a importância que o problema tem para o setor/área, levando em conta a conjuntura atual;

governabilidade a possibilidade e oportunidade de enfrentar o problema com êxito, que depende da relação de peso entre as variáveis que o setor/área unidade controla, em relação ao problema;

eficácia - medida de exiqüibilidade, que é a possibilidade que se tem para enfrentar o problema e obter resultados;

conseqüência de adiamento - avaliação do impacto que onão enfrentamento do problema vai provocar, dificultando os processos de mudanças e melhoria de qualidade dos serviços ou produto.

Ao final desta etapa teremos definido uma lista dos problemas prioritários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com