O Surrealismo
Por: JonnyeDay • 9/10/2016 • Relatório de pesquisa • 454 Palavras (2 Páginas) • 654 Visualizações
Surrealismo
André Breton (1896-1966), poeta e escritor, estava a frente do movimento Surrealismo. Ele agregou a criação artística ao automatismo psíquico puro. As obras criadas não devem nada a razão, á ética ou a preocupação estética, e sim como as manifestações do subconsciente como as imagens dos sonhos e as alucinações, as vezes demonstram realidade , com uma grande parte de realismo. Assim, eles são associados a elementos da natureza que não existe, criando vários conjuntos irreais.
Um dos artistas que se destacaram na época de 1920, foram o escritor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, o cineasta espanhol Luís Buñuel entre outros.
Foi dividido em dois cursos este movimento artístico, o primeiro representado principalmente por Salvador Dali, trabalhava com formas deformadas e justa posição de imagens que já eram conhecidas.
A segunda corrente da vazão ao inconsciente sem qualquer controle de razão. Os artistas Joan Miró e Max Ernest representam bem esta corrente. As telas são produzidas com muitas cores, formas curvas e linhas fluidas.
Salvador Dali
Estudou na Academia de Sam Fernando em Madri, é o mais famoso do movimento Surrealismo. No inicio de sua carreira teve influencia do Cubismo de Gris e também pela pintura metafisica de Giorgio De Chirico. Foi expulso da academia no ano de 1924.
Fez amizade com Picasso e Breton, ele criou um conceito “paranoia critica” para definir a atitude de quem recusa a realidade na vida das pessoas. Ele se dedicou ao desenho de construção de seu museu, até o momento de seu falecimento.
Juan Miró
Teve inicio de sua formação como pintor na escola de La Lonja e Barcelona. Em 1912 entrou para escola de arte de Francisco Gali, onde conheceu as obras de fauvismo Francês e impressionismo. Também era amigo de Picasso. Ele manifesta seus traços nítidos e formas sinceras na aparência, pois quem observa, representa forma amistosa. Sua pintura mudou, pois ele desenvolveu uma precisão gráfica muito grande, também se dedicava a escultura e cerâmica.
Marcel Duchamp
O francês foi pintor e escultor (1887-1968), tinha ideias radicais de arte, com muitas provocações, levaram ao surgimento do grupo Dada (Zurique, 1916). Criaram os ready-mades, que eram objetos escolhidos ao acaso, recebem um titulo após uma leve alteração e viram objetos de arte. Pintou bigodes na Mona Lisa, para demonstrar certo desprezo pela arte tradicional.
Max Ernest
Pintor Alemão (1887-1968) aprimorava todas as artimanhas do subconsciente humano, criando técnicas em pinturas e esculturas. Contribuiu com fotomontagens e colagens no Dadaísmo. Umas das técnicas inventadas por ele foi a Decalcomania e o Frotage, que é o ato de aplicar uma folha de papel sobre uma superfície rugosa e esfregar um lápis de cor ou grafite sobre e papel, assim criava o aspecto da superfície posta debaixo, como uma textura deferente e uma associação com o inconsciente.
...