O caminho para a falência
Resenha: O caminho para a falência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rozalim • 29/4/2014 • Resenha • 401 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
À Caminho da Falência
O artigo trata da maneira que as empresas conseguem se manter no mercado e por que muitas têm dificuldades para se estabilizarem diante dos desafios financeiros; que tem um fator bastante significativo que é chamado de liquidez.
O caminho a ser percorrido tem de ser bem avaliado sob todos os aspectos incluindo uma provável e temida falência, já que os aspectos relevantes da concorrência e seus clientes são o alvo principal de uma boa administração.
É preciso estar atento para os sintomas apresentados quanto a liquidez pois nela o gestor tem a sua capacidade de liquidar e honrar seus compromissos com terceiros, e, quando a liquidez está abalada a insolvência será a conseqüência na qual as empresas estarão inseridas, provocando a redução dos dividendos, saída do principal executivo, queda no preço das ações, etc.
Porém devemos salientar que nem sempre somente existem fatores financeiros que incidem diretamente sobre as empresas, o enfraquecimento das vendas pode estar ligado a uma concorrência acirrada, produtos substitutivos, então a empresa tem sua liquidez comprometida, ou ainda que a inandimplencia de seus clientes esteja muito alta o que fará a empresa repensar nos prazos oferecidos, para que sua liquidez seja retomada.
Sendo assim como saber se a empresa esta sofrendo um desiquilibrio operacional, overtrading; e se ela está caminhando para a “morte” ou seja falência. Um fator que demosntra nitidamente este desequilíbrio é relação ativo permanente e ativo circulante; a dependência exarcebada do capital de terceiros (empréstimos a curto e longo prazo) e o baixo índice de lucratividade.
Mas existe também o fator da má administração, que talvez possa ser um distúrbio difícil a ser “encarado”, aceito pelas empresas, pois apostam nos conceitos de seus gestores a vivacidade de sua permanência no mercado.
O comprometimento negativo do grau de prestígio junto aos clientes, acarretando índice de endividamentos junto aos credores, e, a capacidade de correção dos distúrbios ainda mais longe, causam o então colapso da empresa, a falência.
Todas as situações apresentadas no artigo devem ser corrigidas a tempo permitindo que a empresa se recoloque a frente das situações e sobreviva aos possíveis impactos causados a gestão e não sejam mais uma nas estatísticas de fechamento empresarial, crescente no mercado atual.
Para que a empresa mantenha-se no ambiente competitivo devemos ter sempre um objetivo baseado em números, pesquisas, cercado de todas as probabilidades para que tenhamos um número maior de acerto quando da tomada de decisão.
...