O conceito de economia
Trabalho acadêmico: O conceito de economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sf.francisco • 15/11/2014 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
1. Introdução
Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, no rádio e na televisão, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, como:
Aumento de preços;
Períodos de crise econômica ou de crescimento;
Desemprego;
Setores que crescem mais do que outros;
Valorização ou desvalorização da taxa de cambio;
Dívida externa;
Elevação de impostos e tarifas públicas;
Déficit governamental;
Comportamento das taxas de juros;
Esses temas, já rotineiros em nosso dia a dia, são discutidos pelos cidadãos comuns, que, com altas doses de empirismo, têm opiniões formadas sobre as medidas que o Estado deve adotar. Um estudante de Economia, de Direito ou de outra área pode vir a ocupar um cargo de responsabilidade em uma empresa ou na própria administração pública e necessitará de conhecimentos teóricos mais sólidos para poder analisar os problemas econômicos que nos rodeiam diariamente.
Atualmente o conhecimento sobre assuntos econômicos se faz mais necessário do que nunca, uma vez que a maior parte dos complexos problemas das sociedades modernas, tais como a globalização, a pobreza e a questão do meio ambiente, entre outros, está atrelada a problemas de natureza econômica.
Entretanto, apesar de a maioria das pessoas participarem de atividades de natureza econômica, poucas possuem conhecimentos teóricos que lhes permitam analisar os problemas econômicos que n os cercam em nosso cotidiano.
Esse é, sem dúvida, o grande motivo pelo qual devemos estudar economia. O seu estudo nos proporcionará um conjunto de conhecimentos que nos ajudará a formar opiniões a respeito de grandes problemas econômicos do nosso tempo, tornando-nos cidadãos de fato em nossa sociedade.
2. Conceito de Economia
Etimologicamente, a palavra economia deriva do grego oikonomía (de oikos, casa; nomos, lei). No sentido original, seria a “administração da casa”, que posteriormente foi associada à “administração da coisa pública”.
Define-se Economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou seja, é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.
...