TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mercado

Tese: O mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO

O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar o recuros financeiros de uma empresa por um determinado período. Este controle é útil quando a organização está crescendo e aumentando suas suas atividades e no momento em que apresenta prejuízo, tornando fácil a visualização de problemas que estão levando a esse prejuízo. É fundamental que o administrador financeiro saiba gerir corretamente os recuros alocados na massa patrimonial ativa da empresa. Embora o fluxo de caixa seja imprecindivel na administração, ele não é tudo, pois pode existir algum imprevisto que venha a altera-lo. O planejamento de caixa não é uma atividade fácil, pois lida comgrande dose de incerteza.

Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante para os administradores nas tomadas de decisão. Como os sócios esperam rentabilidade sobreo capital investido, uma operação que traga riscos para a organização, pode comprometer o resultado do período e até mesmo do futuro da empresa.

Para Zdanowicz (1992) o fluxo de caixa é o instrumento de propagação financeiro, que corresponde as estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado. A importância e objetivo do fluxo de caixa é para dar uma visão das atividades desenvolvidas bem como operações financeiras que ão realizadas. O capital de giro também é conhecido como capital circulante líquido (CLL) e vem cobrir o descompasso entre os fluxos de pagamentos e recebimentos, sendo que quanto maior fo o CLL menor será o risco de insolvência da empresa. As operações internas da empresa podem dar bons frutos se os controles internos ejam eficientes para que acompahmem todo o processo operacional, cada um em seu departamento.

O ponto importante da administração financeira é o fluxo de caixa, o mesmo deve ser elaborado conforme a necessidade de cada empresa, buscando evidenciar a atividadepreponderante na empresa e seus efeitos na gestão financeira. Para uma melhor análise do fluxo de caixa previsto é realizado, conforme desmonstrado, é necessário que o administrador financeiro conheça todas as operações da empresa e que cada departamento repasse as informações corretas para a elaboração do fluxo de caixa.

A análise do fluxo de caixa leva os gestores a conhecerem a real situação financeira de sua empresa, pois segundo Matarazzo (1995) a desmonstração do fluxo de caixa permite extrair importantes informações sobre o comportamento finceiro da organização. Tais como: A – auto financiamento das operações, B – independência do sistema bancário de curto prazo, C – gerar recuros para manter e expandir o nível de investimento e D – amortizar dívidas bancárias de curto e longo prazo.

O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente economico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou ainda a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. O custo de oportunidade foi definido como uma expressão “da relação básica entre escassez e escolha”. São custos implicitos, relativos, aos insumos que pertencem a empresa e que não envolvem desembolso monetário. Custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Este tipo de custo não é definido só em termos monetários, mas ao invés, pode ser definido em termos de qualquer coisa que pode ser valorizada pela pessoa ou ente envolvido. Não se pode medir o valor da construção de uma estrada ou de um parque, um hospital ou uma esquadra de policia. Custo de oportunidade escondido é o verdadeiro e camuflado custo da operação. A consistência do conceito de custo de oportunidade leva a percepção do custo camuflado em cada decisão econômica.

É muito importante que uma empresa possua orçamento empresarial, pois ele tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização de desempenho dessas funções administrativas gerais. Um orçamento em contabilidade e finanças é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralamente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. Os tipos de orçamentos empresariais são: orçamento estatístico, orçamento flexível, orçamento rolling ou contínuo, orçamento beyondbudgeting, orçamento ajustado, orçamento base zero,

Payback descontado demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA. O payback descontado tem exatamente a mesma definição do payback nominal, porem cálculo do é é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.Exemplo: Um projeto que tem duração de 7 anos, com um investimento inicial de R$ 500.000,00 e retornos de R$ 100.000,00 por ano, se paga em 5 anos e após esse tempo o investidor estará lucrando, pelo bayback nominal.

A atribuição dada pela constituição federal aos entes políticos do estado (união, governos, municípios e distrito federal) da prerrogativa de instituir os tributos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com